TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Claudia Fonseca Preparando-se Para a Vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Docente: Luciano Senna Peres Barbosa

Discente: Adriano Ferreira Jacinto

Resumo referente a disciplina de Estágio Supervisionado II

Referência: FONSECA, C. Preparando-se para a Vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994.

Preparando-se para a vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares

          Se preocupando em tratar do lugar da escola e na sua representatividade na sociedade atual, Claudia Fonseca desenvolve as hipóteses sobre o papel na escola, nas formas de socialização e na circulação social como um todo, recentemente, precisamente no último século houve um avanço grandioso no acesso de crianças a escolarização, em larga medida pela urbanização nas grandes cidades.

          Ainda na pesquisa etnológica desenvolvida trata-se de entender as prioridades dos moradores daquele bairro, a valorização do estado, e do “ter” conhecimento existe, porém, tal status é de difícil alcance, durante a pesquisa em porto alegre, a pesquisadora se deparou com os consequentes pensamentos dos pesquisados a cerca desse tema e sempre na intenção de reforçar a importância que para eles era descrita de “estudar”.

          Mas então porque o sucesso dessa população parece tão difícil e inacessível, primeiramente pelos custos envolvidos na operação escolar, a escola não é gratuita em vários sentidos, de contribuições a escola ao transporte. Ainda assim a escola tem óbvios problemas administrativos que acabam por cercear o sucesso do aluno.

         Poucos desses pais conhecem a realidade dos filhos, do sistema escolar e da interação entre os mesmos e com isso acabam por legitimar a aventura que são os problemas infra-estruturais na educação, acabam por individualizar as responsabilidades quanto ao problema do fracasso de seus filhos. Falta de conhecimento esta que coloca os pais locais, ou seja, do distrito em questão que a escola funciona, em outros distritos,

         Os pais se enganam ao mudar o filho de escola na esperança torpe de que exercem algum controle sobre o destino dos filhos.

Adolescência – Uma etapa da vida

         As noções de adolescência mudam e não são um termo rigído e tensionado como se poderia pensar, nas camadas médias a adolescência é um período de emoções conflituosas, de grandes inconsistências onde se é perdido errar, já que essa é uma frase transitória e de aprendizado.

         Nos grupos populares, os erros da juventude pobre são sempre exaltados, são erros irremediáveis e de grandes proporções, são erros que tornam e petrificam na identidade da pessoa, um dos grandes medos dos pais em questão, era que o filho comece a fumar maconha e ficar muito tempo na rua, essa é uma situação que se exposta, vai categorizar e mitificar o indivíduo, ouve-se aos montes, que “Para aqueles aí, não tem voltar.”

          Os perigos da rua, e de dispender tempo na rua é constantemente um dos maiores perigos para a criança e o adolescente por ser considerado um lugar de ninguém, um lugar onde reina a falta de autoridade, onde más companhias vão exercer uma influência ruim a crianças e adolescentes bem orientados.

          Quando uma criança ou adolescente vulnerável, fracassa na escola, falta as aulas e vai muito a rua, este não é visto como um erro tolerável e passível de mudança, este é visto como o começo de um pacto crucial, uma entrada numa trajetória de vida, onde não há mais remediações.

           A vida escolar da criança nesse bairro não é vivida e comemorada em família, esses responsáveis raramente saberiam informar o ano letivo, a modalidade de formatura ou os componentes do currículo de seus filhos. A escola não ocupa um lugar central nas preocupações das pessoas.

            A escola acaba por adaptar-se a realidade dessas famílias e do bairro em que ela está inserida, e essas pessoas não levam a escola enquanto prioridade em suas rotinas, não existe uma associação as exigências da vida escolar podem ser bem exploradas futuramente, para ascender socialmente, há insinuações que o ensino formal tem pouco a ver com o sucesso material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com