TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Competencias Do Contador

Trabalho Escolar: Resumo Competencias Do Contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo sobre as competências do Contador tem como objetivo verificar a existência de uma estrutura de interdependência subjacente às competências do Contador, permitindo explicá-las melhor e tem como fundamentação teórica os trabalhos na área de psicologia de estudiosos como McClelland, Boyatzis, Spencer Jr. e Spence, entre outros, que se dedicaram à pesquisa sobre competências em diversas profissões por meio de estudos empíricos.

O problema central consiste em se identificar quais seriam as competências requeridas para o Contador e se existe estrutura de interdependência subjacente a essas competências.

Trata-se de pesquisa exploratória feita com base em 18 competências, extraídas de artigos versando sobre as habilidades do Contador, e submetidas a 159 contadores no Brasil.

Utilizando análise fatorial em quatro fatores de competência (específicas, conduta e administração, gerenciamento da informação e de comunicação) e aplicando modelos estatísticos, chegou-se à conclusão sobre a correlação entre as variáveis estudadas e como consequência obteve-se a estrutura genérica de competências para o Contador.

Tanto a legislação como os estudos anteriores, concentraram-se prioritariamente no estabelecimento das funções do Contador. Todavia com a mudança do papel desse profissional de mero operador ou fiscalizador do cumprimento de normas para a perspectiva de componente proativo na gestão da organização, faz-se bastante relevante o mapeamento de suas competências, ou seja, habilidades, conhecimento e atitudes que aprimorem o seu desempenho no cargo.

De acordo com o texto as alterações recentes no mundo dos negócios têm, sem dúvida, atingido o Contador modificando e exigindo cada vez mais desse profissional determinadas competências.

A identificação das competências do Contador pode auxiliar o crescimento e o desenvolvimento dessa função nas organizações, tendo sempre como pressuposto a importância das pessoas na geração de valor para as instituições.

De acordo com o texto as principais competências são divididas em quatro grupos:

- Competências de Articulação: Ouvir eficazmente, atendimento e trabalho em equipe.

-Competências de Técnicas de Gestão: Negociação, técnicas de gestão e gerenciamento da informação.

-Competências de Conduta e Administração: Comunicação, empreendedor, estratégica e integridade e confiança.

-Competências Específicas: Contabilidade e finanças, legal e ferramentas de controle.

Outra discussão refere-se ao perfil do Contador requerido e o tipo de profissional que é formado nas instituições de ensino superior (IES). Vários autores, como Cornachione Jr. (2004)e Ravenscroft e Rebele (2008), propõem a questão do profissional com capacidade e habilidade gerencial para tomada de decisão versus o profissional excessivamente técnico, cuja maior preocupação é executar tarefas. Para os autores, entender as competências requeridas e trabalhar o ensino de forma mais ampla é parte da solução para minimizar esse problema. Dessa forma, entende-se que a pesquisa relatada pode auxiliar a área de educação em Contabilidade. Além disso, o estudo das competências do Contador possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com