TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre lutas sociais e serviço social

Por:   •  7/2/2016  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade Leão Sampaio

Curso de Serviço Social

2º Semestre

Turma: 367-2

Disciplina: Formação sócio-econômica do Brasil    

Professora: Rita Fabiana Arrais do Nascimento;

Aluna: Antonia Gildevannia Pereira Oliveira

RESUMO

Juazeiro do norte – ce

2015

PALESTRA: Lutas Sociais e Serviço Social: a Explosão das Manifestações Sociais no Atual Contexto de Crise.

PALESTRANTES:

 Alexsandro Cavalcante (Assistente Social e Militante do Coletivo Rua – Juventude anticapitalista).

Dr. Ivo Tonet (UFAL).

RESUMO

        A Conferência de encerramento do I Simpósio de Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio – FALS, com tema: Lutas Sociais e Serviço Social: a Explosão das Manifestações Sociais no Atual Contexto de Crise, foi uma das mais interessantes que assisti, pois veio tratar de um assunto que está intimamente ligado ao curso de serviço social e sem esquecer que os palestrantes souberam abordar com clareza o assunto.

        O palestrante Cavalcante iniciou afirmando que as manifestações sociais estão ligadas ao desenvolvimento do capital e que a atual crise econômica social presenciada no mundo e em particular no Brasil, não é uma crise gerada pelo PT – Partido dos Trabalhadores que está atualmente na presidência do país. É uma crise produzida pela própria dinâmica do sistema.  E deixou claro nas suas palavras que os personagens determinados como únicos capazes de conduzir as mudanças necessárias para uma nova organização social é a juventude, através das lutas sociais. Afirmou também que o sistema capitalista é o criminalizador da juventude, dos negros, dos idosos e de toda a humanidade, pois é do interesse do sistema, que as pessoas vivam subordinadas a este sistema para que o mesmo continue a imperar através da sua dinâmica.

        Tivemos também as sábias palavras do Dr. Ivo Tonet, que iniciou sua fala, afirmando que a crise que vivenciamos não é resultado da falta de recursos e sim do excesso de capacidade de produzir riqueza. O sistema capitalista é centrado em poucas mãos, e deve-se acontecer uma descentralização desse sistema para que essa crise tenha fim. A crise vivenciada hoje, agrava-se cada vez mais e faz-se necessário  compreender a lógica interna do processo social e extrair dele possibilidades de mudanças que sejam reais.

        Dr. Ivo também nos falou da necessidade urgente de luta pelo socialismo, para que possa se conseguir a sobrevivência da própria humanidade, pois o sistema é bárbaro com a humanidade. O sistema capitalista massacra a classe trabalhadora, pois tem medo que essa parcela da população revolte-se.

        Tonet afirmou que as manifestações sociais, são lutas parciais que desejam um capitalista mais humano, com melhorias trabalhistas e melhorias também nas políticas sociais. São movimentos que desejam um estado mais preocupado com o ser humano. E frisa que não basta criticar o estado e o capital, pois eles fazem o que é da sua própria natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com