TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Economia

Casos: Resumo De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÃO DE ECONOMIA: Economia se define a partir da interação de complexas variáveis, tais como: 1-limitações do espaço geográfico, 2-meios naturais, 3-fatores antropológico-culturais, 4-ordenamento político, 5-comportamento dos diferentes grupos sociais. Enquanto ciência, a economia busca estudar o homem em sociedade, estuda a escassez na vida do ser social. Ela interage com diversas áreas do conhecimento. Ex: psicologia: como as pessoas pensam; sociologia: o ser social; filosofia: escolas filosóficas.

BENS: São ativos reais que satisfazem a necessidade humana. Bens tangíveis: são bens que podemos tocar; Bens intangíveis: são bens que não podemos tocar. Bens Intermediários são bens é um bem utilizado para a produção de outro bem; Bens Finais: São bens que estão prontos para o consumo final. Bens de Consumo é o bem que não vai produzir outro bem; Bens de Capital: é todo o bem que vai produzir outro bem. Bens Duráveis são bens de longo período de vida, Bens não duráveis são bens de curto período de vida.

FATORES DE PRODUÇÃO: São fatores necessários ao processo produtivo. Sendo eles: Terra: é o local onde a empresa está alocada. Capital: é todo o dinheiro, bens e matérias-primas que a empresa possui e Trabalho: é a mão-de-obra.

AGENTES ECONÔMICOS: São todos envolvidos no processo de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. São eles: Família, Empresa, Governo e Resto do mundo.

MERCADO: Interação entre oferta e demanda.

PREÇO: Expressão monetária de um determinado bem ou serviço.

RENDA: Preço pago pela utilização dos fatores de produção.

O QUE PRODUZIR, COMO PRODUZIR E PARA QUEM PRODUZIR? O que produzir será baseado em quatro hipóteses. 1- Recursos limitados quantitativamente. 2- Utilização plena e racional dos fatores. 3- Escolha dos itens baseados nas hipóteses anteriores. 4- Diferença de Tecnologia. Como produzir? Expressa a tecnologia e a busca eficiente de técnicas e economias mais vantajosas. Para quem produzir? Devo levar em conta a restrição orçamentária das pessoas. A organização do Sistema econômico irá determinar o direito de consumo.

EFICIÊNCIA TÉCNICA E EFICIÊNCIA ECONOMICA: Eficiência Técnica processo que alcança a melhor quantidade de produto com a menor quantidade de insumos ou fatores de produção. Eficiência econômica: Busca do processo que apresentar menor custo de produção. Será determinado pelo preço dos fatores de produção. Terra-Aluguel; Capital-Juros Trabalho-salários.

DEMANDA: É a quantidade de determinado bem que os compradores desejam adquirir desse bem. Os fatores que determinam a demanda são: 1-Preço do bem x (Px); 2- Renda do consumidor (Y); 3-Preço dos Bens Substitutos (p.s); 4-Preço dos Bens complementares (pc); Hábitos e Gostos dos Consumidores (H).Quando há alteração em cada um desses fatores a curva da demanda será deslocada para direita ou para esquerda.

OFERTA: É Quantidade de determinados bens que os vendedores estão dispostos a oferecer. Os fatores que determinam a oferta são: 1-Preço do bem x (px); 2- Preço dos insumos produtivos (pi), Tecnologia (T); 4-preço de outros bens (pz).

ISOCUSTO: São todas as possibilidades que existe entre capital e trabalho que possam ser adquiridos a um determinado custo.

RENDIMENTOS OU ECONOMIAS DE ESCALA: Análise das vantagens e desvantagens que a empresa tem em longo prazo.

RENDIMENTOS CRESECENTES DE ESCALA: Significa que quando eu aumento 10% na quantidade de mão de obra ou capital, implica em um aumento de mais de 10% na produção.

RENDIMENTOS DECRESCENTES DE ESCALA: Ocorre quando todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção e a produção cresce numa proporção menor.

RENDIMENTOS CONSTANTES DE ESCALA: Se todos os fatores de produção crescer numa mesma proporção, a produção cresce na mesma proporção.

CONCORRÊNCIA PERFEITA: É a forma de organizar mercados, que permite determinar os preços e as quantidades de equilíbrio.

MONOPOLIO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com