TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto Casa-Grande & Senzala E O Mito Da Democracia Racial

Por:   •  23/11/2023  •  Resenha  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo do texto CASA-GRANDE & SENZALA E O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL.

O texto discute a complexa questão da identidade nacional brasileira e sua relação com o conceito de "democracia racial". Esse termo refere-se à ideia de que no Brasil teria havido uma convivência harmônica entre diferentes etnias e culturas, em contraste com as tensões raciais presentes em outros países, como os Estados Unidos.

O autor destaca que a discussão sobre a democracia racial remonta às lutas abolicionistas do final do século XIX nos Estados Unidos e no Brasil. Há uma referência ao abolicionista francês M. Quentin, que, no século XIX, afirmou que o Brasil teria escapado à violência racial, destacando a suposta igualdade entre homens livres no país.

No entanto, a ideia de democracia racial é problematizada, especialmente em relação à obra "Casa-grande & senzala" de Gilberto Freyre, publicada em 1933. Freyre é creditado por sistematizar a ideia da democracia racial, embora o autor nunca tenha formulado explicitamente esse conceito. A obra de Freyre é interpretada de maneiras divergentes, sendo inicialmente elogiada por caracterizar o Brasil como uma civilização original baseada na miscigenação.

No entanto, críticos, como o sociólogo Florestan Fernandes, argumentam que essa visão mascarava as opressões raciais reais no Brasil. A democracia racial freyriana é questionada quanto à sua eficácia, sendo descrita como um mito que encorajou a quietude dos negros, sem promover efetivamente a igualdade social.

O texto apresenta também a perspectiva de que "Casa-grande & senzala" pode ser interpretada como uma visão anti-racista do Brasil. Freyre destaca a importância da miscigenação na formação da identidade nacional, enfatizando características culturais portuguesas que teriam facilitado a convivência entre diferentes grupos étnicos.

A escravidão é abordada como um elemento central na sociedade colonial brasileira, sendo descrita como um sistema que, além de sustentar a produção com força física, também utilizava formas de controle e monitoramento para maximizar a eficiência. O autor argumenta que, em determinadas circunstâncias, a coerção física podia ser eficaz para tarefas intensivas em esforço, enquanto em atividades intensivas em habilidade, o controle se dava por meio do cuidado na execução.

o texto explora as diferentes perspectivas sobre a democracia racial no Brasil, especialmente a partir da obra de Gilberto Freyre, e destaca a complexidade das relações raciais e culturais na formação da identidade nacional brasileira.

O texto discute a relevância do argumento de Gilberto Freyre sobre a brandura da escravidão brasileira e sua generalização para todo o sistema escravagista. Para Versiani, estudos recentes de história econômica indicam que o escravo típico no Brasil não era predominantemente utilizado em grandes plantações, onde a violência era mais intensa, mas sim em pequenos plantéis. Nestes, a proximidade entre senhores e escravos, devido ao número reduzido de trabalhadores, teria levado a relações mais cooperativas e menos coercitivas.

Além disso, o texto aborda a construção da identidade nacional brasileira a partir do século XIX, destacando a importância da ideia de raça nesse processo. O ideal de branqueamento, que buscava superar o subdesenvolvimento através da mestiçagem racial, é mencionado como uma solução proposta pelas elites dominantes. No entanto, o mito da democracia racial, associado a Gilberto Freyre, surge como uma justificativa alternativa para o sucesso do país, desvinculando o progresso da nação de características raciais.

A autora destaca que a democracia racial, na visão de Emília Viotti da Costa, proporcionava uma mobilidade social condicionada à aceitação dos padrões brancos e à assimilação do mito da inexistência de problemas raciais no Brasil. Essa visão teria contribuído para desarmar um potencial conflito étnico, mantendo a estrutura de privilégios que discrimina historicamente os negros.

O texto também menciona a crítica ao mito da democracia racial a partir dos anos 70, influenciada pelos movimentos por direitos civis nos EUA e pelo surgimento de uma classe média negra. A discussão sobre raça ganha importância política no Brasil, tornando-se um instrumento de ruptura da homogeneidade simbólica da mestiçagem. O conceito de raça passa a ser utilizado como uma estratégia política para enfrentar as desigualdades raciais

Apesar disso, o texto observa que existem trabalhos que veem na obra de Freyre uma orientação para a tolerância e destacam a hibridez como característica fundamental da sociedade brasileira. Esses argumentos afirmam que, apesar da existência de racismo, a miscigenação e o histórico de intercâmbio teriam impedido a formação de uma sociedade nacional estruturada por critérios raciais.

O texto apresenta duas abordagens preponderantes nos estudos sobre relações raciais no Brasil, conforme Andreas Hofbaeur (2006). A primeira, associada a uma tradição sociológica, enfoca assimetrias socioeconômicas entre brancos e não-brancos, considerando a "democracia racial" como uma ilusão. A segunda, ligada à Antropologia Social e Cultural, estuda as ideias e padrões culturais que uma sociedade considera expressões fundamentais.

Segundo essa segunda abordagem, o "mito da democracia racial" não seria uma construção fantasiosa, mas uma constante lembrança de que a sociedade brasileira foi formada em bases híbridas, onde a cor da pele não impediu uma identidade e integração significativas entre diferentes grupos. A mestiçagem é vista como a única maneira de gerar uma força democratizante entre senhores e escravos no passado e produzir uma memória da igual contribuição branca, indígena e negra para a formação da nacionalidade no presente.

Pierre Bordieu e Loïc Wacquant, citados no texto, argumentam que não reconhecer a mestiçagem como a base da identidade brasileira seria sucumbir ao imperialismo cultural dos Estados Unidos, cujas categorias binárias de branco e negro não respeitam os códigos e princípios da sociedade brasileira. O racismo, embora exista, não levaria a uma divisão social em que brancos oprimem deliberadamente negros.

O texto também menciona a perspectiva do jornalista Ali Kamel, que refuta a ideia de uma sociedade dividida entre negros e brancos, argumentando que a miscigenação retratada por Gilberto Freyre gerou uma sociedade onde o racismo não é dominante. Kamel destaca que o maior problema seria a pobreza e o modelo econômico desigual, não o racismo.

Concluindo, a abordagem do mito da democracia racial discutida reconhece a existência do racismo no Brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com