TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo MAUSS E HERTZ Antropologia

Artigo: Resumo MAUSS E HERTZ Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  3.133 Visualizações

Página 1 de 5

PROVA DE ANTROPOLOGIA I – RESUMOS

Hertz: “A preeminência da mão direita: um estudo sobre a polaridade religiosa”

Mauss: “Noção de técnica do corpo”

Temática: corpo.

Para os dois autores, o corpo é um desdobramento social que vem de fora do indivíduo para dentro dele. Nada é natural na forma como o indivíduo compreende seu corpo.

Ambos os autores consideram fatos sociais e externos aos indivíduos os costumes relativos ao corpo.

Mauss tenta entender como diferentes sociedades apropriam-se de seus corpos. Para ele, o corpo é o primeiro e mais natural instrumento do homem, mas os hábitos e trejeitos corporais são impostos através da educação. Educação > Imitação, pois “há crianças, em particular, que têm faculdades de imitação muito grandes, outras muito pequenas, mas todas se submetem à mesma educação, de modo que podemos compreender a sequencia dos encadeamentos”; “a educação fundamental das técnicas consiste em fazer adaptar o corpo ao seu uso”. Os atos se impõem de fora para dentro (fato social – Durkheim): “O ato se impõe de fora, do alto, mesmo um ato exclusivamente biológico, relativo ao corpo”, desde o jeito de andar, as posições das mãos, tudo é construído socialmente. “Em suma, talvez não exista “maneira natural” no adulto”. A sociedade intervém na consciência do indivíduo, não o oposto, a sociedade garante segurança e presteza nos movimentos e domínio sobre a emoção e o inconsciente: SOCIEDADE > INDIVÍDUO. Mauss classifica esses modos de agir construídos socialmente como “técnicas do corpo”. TÉCNICA: ato tradicional eficaz > “não há técnica e não há transmissão se não houver tradição”. A técnica do corpo é um ato de ordem mecânica, física ou físico-química. O corpo é o objeto dessa técnica e suas ações são baseadas em um sistema de montagens simbólicas. Princípios de classificação das técnicas do corpo: divisões das técnicas entre sexo, idade e rendimento. SEXO: os corpos de homens e mulheres são educados de maneiras diferentes; Mauss considera uma sociedade do homem e uma sociedade da mulher, mas também fatores biológicos e psicológicos a serem considerados. IDADE > crianças têm posturas corporais diferentes dos adultos; algumas coisas não são de ordem hereditária, mas de ordem fisiológica, psicológica e social; o corpo da criança está em formação. RENDIMENTO> o corpo é adestrado para o trabalho, “essas técnicas são, portanto as normas humanas do adestramento humano”, assim como acontece com os animais e com as crianças (domesticadas). TRANSMISSÃO DA FORMA DAS TÉCNICAS > se dá através da educação com detalhes essenciais, exemplo: ambidestria > a criança é treinada para ser destra > HERTZ. Enumeração biográfica das técnicas do corpo: técnicas de nascimento e obstetrícia (como se nasce), técnicas de infância (criação, alimentação e relação com a mãe), técnicas de adolescência (momento definitivo de aprendizado das técnicas do corpo que levará por toda a vida adulta), técnicas de idade adulta: sono, vigília (repouso), movimento (dança, salto, corrida, marcha), cuidados do corpo (higiene e necessidades naturais), consumo (comer e beber), reprodução e medicação.

Hertz estuda um caso específico de polaridade sobre o corpo humano: o uso das mãos na dualidade sagrado x profano. A oposição das mãos não é natural, pois está carregada de significados culturais e representa divisões e hierarquias sociais. Logo no início do texto, ele recusa a tese biológica à assimetria das mãos, a causa orgânica é insuficiente e difícil de distinguir das influências que atuam sobre o indivíduo de fora e o modelam. A partir daí, ele apresenta exemplos de representação da mão direita (nobreza, honras, mérito) e da mão esquerda (servos e desprezo). A educação reafirma esses papéis das mãos e afeta suas funções no corpo, mas não suas formas. A preponderância da mão direita é imposta pela coerção social e as diferenças entre os lados são frutos das instituições sociais – valor moral > valor estético. Hertz analisa sua tese através de um estudo comparativo das representações coletivas.

Sagrado x Profano – dualismo: essência do pensamento primitivo de classificação da organização social (Durkheim). O profano é antagônico ao sagrado. Conforme a sociedade fica mais complexa, o dualismo é substituído por uma estrutura hierárquica: Sagrado > Profano. A polaridade social é reflexo da polaridade religiosa. A assimetria do corpo corresponde a essa polaridade religiosa.

Sagrado: direita, homem.

Profano: esquerda, mulher.

A diferenciação entre as mãos está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com