TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Relatorio Bird

Artigo: Resumo Relatorio Bird. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 2

TG- Resumo

Analise do novo relatório De Bird

Desde a decada de 80 com o aumento incessante do processo e neoliberalismo em todo o mundo , os paises globalizadores vem levando vantagem sobre os demais paises em desenvolvimento. Com os processos de extinção de barreiras comerciais, praticas, protecionistas, os órgãos criados como GATT( acordo geral de Tarifas e comercio) que se tornaria OMC (Organização Mundial do Comercio), FMI, ONU, entre outras táticas foram peças fundamentais para o crescimento do capitalismo.

As multinacionais usam as estrategias do ciclo de Vernon que se resumem em 3 estágios, a criação da demanda em paises perifericos , produção simultânea ou fracionada e transferencia de tecnologia, tem criado um oligopolio, por altas produções e tranferencias para paises com o custo de processo mais barato, assim reduzindo o preço final do produto de muitas empresas criando uma especie de dumping. Com isso o paises desenvolvidos tambem sofrem com a expansão do mercado externo, devido que as empresas diminuem e ate mesmo param de produzir seus produtos nos paises de origem, assim provocam crises nas industrias internas.

Lembrando que o neoliberalismo, no plano internacional, tinha o objetivo de reduzir as barreiras aos fluxos globais de mercadoriais e capitais ( abertura economica e financeira), o que beneficiava principalmente os paises desenvolvidos e suas corporações multinacionais.

Com vistas a análise do texto no tocante aos estudos do Banco Mundial e a respeito das desigualdades que se acentua nos paises da America Latina demonstram que a maioria dos povos viveram em maior indice de pobreza, sendo importante lembrar que estudos da ONU e do Banco Mundial , apresentam justificativas que o padrão de vida inferior para atender as necessidades basicas de alimentação, moradia, saneamento basico, saúde, educação..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com