TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - relatório Webshoppers

Por:   •  23/8/2017  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Preços do comércio eletrônico no mercador brasileiro

  1.  FIPE

        Tendo seu início em 1973, a Fundação Instituto de Pesquisas econômicas (FIPE) é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que tem por principais objetivos apoiar a o Departamento econômico da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo. Tem grande participação na elaboração de indicadores econômicos e financeiros.

        Com base em instrumentos econômicos, a FIPE observa e analisa fenômenos econômicos e sociais brasileiros, tendo como iniciativas a contribuição para a geração de informação relevante e conhecimento, apresentação de problemas do País, auxílio no desenvolvimento de políticas públicas visando o bem-estar da população, entre outras.

  1.  Buscapé

Criada por estudantes da Escola Politécnica da USP e criado com o intuito de oferecer maiores serviços ao segmento de compras on-line, o Buscapé é hoje um dos líderes em comparação de preços e produtos na internet. Estando presenta em diversas etapas de uma compra digital, visa auxiliar consumidor e outras organizações na comercialização de produtos através da web.

A ferramenta é amplamente utilizada, na medida em que, ao comparar preços e produtos de forma rápida e pratica, economiza o tempo e recursos dos consumidores que agem de maneira mais assertiva tanto para compras on-line como para compras em lojas físicas, pois pode ter a função de mostrar o melhor custo-benefício, auxiliando na escolha dos clientes.

O Buscapé contou com grandes parceiros nacionais, mas principalmente internacionais para que seu negócio pudesse de fato decolar e atingir o patamar que possui hoje. Entre eles destacam-se Unibanco, Merrill Lynch e o fundo norte-americano Great Hill Partners, que pode ser considerado o principal impulsionador. Após várias aquisições e fusões, a Organização teve crescimento bastante significativo.

  1. Índice FIPE Buscapé

        O Índice FIPE Buscapé tem por objetivo o acompanhamento da evolução dos preços no comércio eletrônico brasileiro desde 2011, e é gerado mensalmente, o que evidencia a preocupação com o monitoramento do e-commerce no Brasil. Considera cerca de 41 mil produtos comercializados por este meio, e que tem uma representatividade de aproximadamente 80% das compras on-line. Com os resultados obtidos pelo índice, é possível fazer diversas avaliações sobre o que esperar deste mercado que mostrou um crescimento muito acentuado nos últimos anos e que indica um potencial de crescimento com escala considerável e constante.

  1. Resultados 2016

        Desde 2011, como já dito, o mercado de compras on-line apresentou crescimento na comercialização de produtos. Seguindo caminho oposto ao resto do varejo, essas transações tiveram aumento significativo, resultando em crescimento do mercado. No entanto, vale ressaltar que seguindo a tendência econômica brasileira, os preços dos produtos nas transações via web cresceram principalmente em 2015, surfando na onda da inflação geral medida pelo IPCA.

        Por outro lado, em 2016 os resultados do índice mostram que o País volta a encontrar um cenário favorável para o investimento neste setor. Após excessivas altas no ano anterior onde em 8 dos 12 meses os preços aumentaram, fora apresentado um segundo semestre onde todos os meses obtiveram quedas nos valores pagos por itens comprados na internet, e queda significativa principalmente a partir de fevereiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com