TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tempos Modernos

Casos: Resumo Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UeVA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

3º SEMESTRE – PROFº : LEON TORRES

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO TRABALHO

RESUMO DO FILME:

“TEMPOS MODERNOS”

Com: CHARLES CHAPLIN

JOSÉ CARLOS FELIPE

SOBRAL – CE

2013

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

Charles Chaplin

Filme Tempos Modernos Resumo:

Tempos Modernos é filme antigo, com uma linguagem antiga, que foi gravado nos Estados Unidos na década de 30, e trata de um tema muito atual para a época do filme. Embora não tenha nenhuma produção, o filme conta com recursos disponíveis na época para retratar um tema da época.

O filme Tempos Modernos se passa em uma fábrica no início do século XX, na época em que a Revolução Industrial também está presente nos principais países fazendo com que a mão de obra artesanal fosse substituída pelas máquinas e com produção em série, sendo abordadas no filme as teorias da Administração, como por exemplo, o Taylorismo. No inicio um homem trabalhador em uma indústria e pressionado pela produção ele começa a desenvolver uma espécie de distúrbio e passa a ter problemas de relacionamentos com a empresa, seus companheiros de trabalhos e consigo mesmo. Esse distúrbio o leva ao hospital onde depois de um tempo de tratamento ele se considera apto e renovado para retornar a vida. Mas não é isso que realmente acontece, se envolvendo com o que não queria e vai preso. Depois de um tempo preso ele consegue a liberdade e a possibilidade de retornar, mas, mais uma vez cria problemas contando sempre com sua natureza para a confusão. é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.

Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro; o filme tempos modernos retrata exatamente esta realidade em diversos momentos como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores que era visto como prejuízo, as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, como retratado no filme, sempre visando ao lucro acima de tudo; os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinham os seus direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com