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Resumo de aulas de ciência política

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  276 Visualizações

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Curso de Direito.

Disciplina de Ciências Politicas.

Prof. Msc. Edney Menezes Nogueira / edneymenezes1@hotmail.com

Esquema de aula expositiva.

Introdução:

  1. A Política enquanto termo;
  • Polis ( cidade);
  • Platão, Aristóteles:
  • Arte de organizar a cidade;
  • Arte de administrar a cidade;
  • Arte de governar a cidade;
  • Duas coisas devem ser observadas:
  • 1º. A evolução do termo organizar para governar;
  • 2º. Sendo uma “Arte” é excluída a participação ou interferência dos deuses;
  • Sócrates, por exemplo, foi acusado de ateísmo por negar a interferências dos deuses na organização da cidade;
  • Epicuro, autor da carta a Meneceu, aconselha à seu discípulo a não temer os deuses, pois, estes são beatos e distantes das tramas humanas;
  • A palavra “Política” foi usada em momentos diferentes significando coisas diferentes:
  • 1º. Significa a doutrina do direito e da moral;
  • Em seu livro “A Ética”, Aristóteles chama de Política a ciência que busca definir o Bem. Assim sendo, é a ciência por excelência (Et. I, 2, 1094 a 26);
  • 2º. Significa a ciência que define a teoria do Estado;
  • Em seu livro “Política”, Aristóteles afirma que existe uma ciência que pode definir a melhor forma de estado, definindo a forma de estado ideal e ao mesmo tempo descrevendo as possibilidades de se construir tal estado (Pol. IV, 1, 1288 b 21);
  • Também Platão em seu livro “A República”  trata da política como ciência do estado;
  • 3º. Arte e ciência do governo;
  • Esta definição é própria de Platão.
  • Também Maquiavel tratará a política como a arte e a ciência do governo;
  • 4º. Significa o estudo das relações intersubjectivas e das instituições de poder de uma determinada sociedade;
  • Augusto Comte foi um dos primeiros a tratar a política nestes termos;
  • Neste caso, podemos usar a palavra política para se referir:
  • 1º. Em lato sensu: a todo tipo de relação formal na sociedade;
  • 2º. Em stricto sensu: a arte de governo propriamente dita;

  1. A Política enquanto ciência;
  • Conceito clássico de ciência;
  • A ciência é o estudo de um objecto determinado com um método determinado;
  • A ciência clássica está fundamentada na lógica;

Razão  ↔  Conhecimento :          Verdade

                                            ______________________

Lógica

  • Conceito moderno de ciência:
  • O conceito moderno de ciência nasce com Francis Bacon (1561 – 1626);
  • A ciência moderna se fundamenta na experimentação e na demonstração.
  • Para ele a verdade é filha do tempo e o conhecimento deve ser útil;
  • A verdade, portanto, é evolutiva e deve ser demonstrada.

Razão  ↔  Conhecimento :         Verdade

                                            ______________________

Ciência

Demostração

Experiência

  • Se levar-mos em contas o conceito de ciência clássica, poderemos afirmar que a política enquanto ciência surgiu com os gregos, precisamente com Platão e Aristóteles;
  • Mas, se levar-mos em contas apenas o conceito moderno de ciência, afirmaremos que a política enquanto ciência nasce com Maquiavel a partir do seu método denominado Historicismo;

  1. A Política como questão antropológica;
  • Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino: o homem é essencialmente político, pois, naturalmente um ser social.
  • Hobbes, Rousseau, Freud, e outros: a sociedade como contrato social...
  1. A Política como exercício da cidadania;
  • Participar da organização, administração e governo da cidade (sociedade);
  • Relações institucionais e de poder;
  • Relações humanas formais e informais...
  • O cidadão é o individuo ligado a uma determinada sociedade e que tem seus deveres e direitos reconhecidos;
  • No que se refere ao direito, é bom ter em mente que existem os direitos chamados “do cidadão” e os “direitos humanos”;
  • Os direitos humanos transcendem a relação política formal existente entre um cidadão e sua comunidade política;
  1. Cenário político mundial;
  • Organizado e moldado a fins de um grupo e ou sistema...
  • Assistencialismo para com os desfavorecido como manutenção de um certo colonialismo...
  • Os governos à serviço do sistema... sistema (?)
  • Tensão constante...
  • Descrença...
  1. Cenário político nacional;
  • Progressiva perda de identidade democrática representativa.
  • Descrença por parte do povo;
  • Indiferença... atitude progressiva...
  • Espaço de/ e ao para mudanças...
  1. A Política e a Religião;
  • Organização social e senso religioso.
  • Poder e religião: a religião como fiadora do poder do governante.
  • Desenvolvimento histórico;
  • Egito;
  • Israel;
  • Grécia;
  • Roma;
  • Idade Média;
  • Idade Moderna.
  • Idade Contemporânea.
  • Atualidade.

Unidade I: O Discurso Político.

  1.  O que é o discurso político?
  • O discurso político como sistema de pensamento é o resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos.
  • É em nome dos sistemas de pensamento que se determinam as filiações ideológicas e uma análise do discurso deve se dedicar a descrevê-los a partir de textos diversos.
  • O discurso político como ato de comunicação concerne mais diretamente aos atores que participam da cena de comunicação política, cujo desafio consiste em influenciar as opiniões a fim de obter adesões, rejeições ou consensos.
  •  Ele resulta de aglomerações que estruturam parcialmente a ação política e constrói imaginários de filiação comunitária, mas dessa vez, mais em nome de um comportamento comum, mais ou menos ritualizado do que um sistema de pensamento, mesmo que este perpasse aquele.
  • Aqui o discurso político dedica-se a construir imagens de atores e a usar estratégias de persuasão e sedução empregando diversos procedimentos retóricos.

  1. Objetivos;

1º.  Construir a imagem política pública;

2º. Convencer parar agregar adeptos à ideia defendida;

...

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