TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do capítulo 9 PLT A dinâmica social

Abstract: Resumo do capítulo 9 PLT A dinâmica social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Abstract  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do capítulo 9 PLT

A dinâmica social

As sociedades humanas estão expostas a grandes mudanças com relação a movimentos direcionados entre grupos e indivíduos e movimentação de grupos humanos em determinado espaço geográfico com grande frequência nas sociedades. Durante o século XX houve mudanças significativas, com as guerras sempre presentes. Podemos acompanhar junto com as tecnologias os problemas, trazendo mudanças nos costumes e práticas.

A mudança social

As sociedades humanas estão em constantes mudanças afetando a vida das pessoas e mudando a história da humanidade, em algumas vezes ocorrendo mais velozes e outras menos. E com a globalização atingindo um número vasto na humanidade, servindo como estudo dos resultados dessas mudanças.

Existem inúmeras teorias diferentes de mudanças sociais, que dentre elas estão os estudos das condições, processos e fatores, determinantes dessas mudanças. A mudança cultural é toda a transformação de valores ou padrões sociais, enquanto que mudança social ocorre mudanças nas estruturas e relacionamentos sociais da sociedade.

Causas das mudanças sociais

São divididas em três modos principais:

• Geográficas – São os cataclismas naturais, geológicos e climáticos que podem modificar de forma transitória ou permanente a organização ou a estrutura de uma sociedade como as inundações, erupções vulcânicas, terremotos, secas, ciclones dentre outros.

Quando ocorre um desses fatores em um local acaba causando a migração das pessoas para outros lugares. E junto com a migração leva um problema que é a saturação do local destinado, porque irá aumentar o número de pessoas e automaticamente o consumo de serviços e produtos. E é aonde há as mudanças sociais.

• Socioeconômicas – São mudanças que envolvem processos sociais e econômicos que afetam a organização social, modificando-a.

Como a construção de barragens que obriga as pessoas que residem próximas a se mudarem para outros lugares, causando a mudança do perfil social daquele local devido a essa barragem que oferece outra estrutura social.

• Culturais – São as descobertas científicas, invenções, transformações nas ideias e valores, o desenvolvimento da filosofia, a difusão de religiões e ideologias. Como a difusão do catolicismo junto aos povos indígenas americanos modificou sua cultura e suas tradições. A difusão do islamismo tem provocado profundas mudanças nos países que o adotam, como o Irã e vem acontecendo em muitos países asiáticos e das antigas repúblicas Russas.

As mudanças de paradigma

a. O paradigma científico

É uma perspectiva intelectual que, sob condições normais, guia o trabalho dos cientistas que constituem uma “comunidade científica” dentro de uma disciplina particular. Um paradigma é fundamental para nortear as abordagens dos objetos específicos de uma ciência. Serve para definir o que deve ser estudado, que preguntas devem ser feitas, que regras devem ser seguidas para interpretar as respostas obtidas, servindo para diferenciar uma comunidade científica da outra. Deste modo podemos utilizar o conceito de paradigma para nos referirmos a uma orientação cognitiva e perceptiva que uma determinada comunidade usa para interpretar e explicar aspectos particulares da vida social que são importantes para eles.

b. Teorias de mudanças de paradigmas

Esta mudança de paradigma elas são criações mentais, através dos conhecimentos que já existem. E os cientistas tentarão ajustar suas ideias e dados de alguma maneira ao paradigma aceito.

Devido a uma crise intelectual, poderá ocorrer a substituição dos paradigmas por um novo que será mais pertinente ao conhecimento atual. Como o paradigma de Einstein de um universo físico baseado na relatividade, que ao substituir o paradigma newtoniano velho, nas primeiras décadas do século XX, provocou a transformação completa da disciplina da física.

Evolução social

São mudanças sofridas pela sociedade no decorrer de um certo período e orientadas numa mesma direção. Devido a evolução exige-se as sociedades á rápida adaptação as novas realidades.

Mobilidade social

Refere-se à circulação de indivíduos ou grupos implicando na posição econômica, social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com