TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão De Fundamentos Das Ciências Sociais

Exames: Revisão De Fundamentos Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  2.366 Visualizações

Página 1 de 3

Questões:

1- Quais são áreas de conhecimento compreendidas pelas ciências sociais?

R: Ela compreende o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.

2- Qual o objetivo de estudo da Sociologia?

R: A sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organizações, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.

3- O homem faz a sociedade ou é a sociedade que faz o homem?

R: Há uma retroalimentação constante entre indivíduo e a sociedade. A sociedade é uma coleção de indivíduos e, como tal, seu comportamento advém do comportamento dos indivíduos. Mas estes, em sociedade, passam a se comportar de modo diverso do que isoladamente e, com isso, influenciam e mudam o comportamento de cada uma. Então podemos dizer que o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem.

4- Para que serve as teorias das ciências sociais?

R: Através da utilização dos métodos das ciências sociais, somos capazes de deixar de lado as observações de senso comum da realidade para buscarmos uma compreensão mais refinada e sistematizada dos fenômenos. Assim as abordagens teóricas são como lente de aumento, que nos ajuda a ver e compreender com mais clareza certos aspectos da realidade.

5- O que diferencia as Ciências Sociais das Ciências Naturais?

R: CIÊNCIAS SOCIAIS é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, biblioteconomia, estudos da comunicação, economia, marketing, administração, arqueologia,contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, psicologia social, direito, filosofia social e sociologia.

CIÈNCIAS NATURAIS visa estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se nos aspectos físicos. Isso inclui a astronomia, biologia, física, química, geologia, botânica.

6- O que diferencia a Antropologia da Sociologia?

R: A ANTROPOLOGIA é uma ciência preocupada com os fatores humanos e suas relações. A divisão clássica da antropologia distingue a Antropologia Social da Antropologia Física. Cada uma delas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.

A SOCIOLOGIA estuda o comportamento o humano e os meios de comunicação em função dos meios e processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições.

Podemos dizer que a diferença entre Antropologia e Sociologia tem mais a ver com os problemas teóricos colocados e os métodos de pesquisa, do que, com os objetos de estudo.

7- As diferenças culturais podem ser explicadas pelo estudo das raças humanas?

R: Atualmente os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças entre povos. Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com