TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoluçao Industrial.

Ensaios: Revoluçao Industrial.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

1. Busque ler na Constituição Brasileira nos artigos 170 e seguintes sobre o que ela estabelece sobre a atividade econômica e à função das organizações do trabalho e sobre a organização do trabalhador. Como você entende estes preceitos constitucionais?

Na constituição fala sobre a ordem econômica que seria fundada na valorização do trabalho e a livre iniciativa dos trabalhadores que tem por função assegurar a eles uma vida digna. A lei regulamentara com base no interesse nacional, os investimentos também a remessa de lucros. O estado como agente normativo e regulador terá as funções de fiscalização, incentivo e planejamento sendo determinante para o setor público como também para o privado. Então o estado é quem promove os recursos para que assim os trabalhadores possam exercer qualquer atividade econômica. Tendo assim a oportunidade de garantir uma vida digna.

2. O que significa o termo Revolução Industrial?

Conjunto de mudanças que ocorreram na Europa no século XVIII e XIX. A principal mudança foi a substituição do trabalho artesanal pelas maquinarias. A Inglaterra foi a precursora da revolução, pois possuía uma burguesia muito rica, que buscava ampliar cada vez mais o comercio,logo mais tarde outros países como a Franca, Alemanha, Rússia, Itália e Estados Unidos também adotaram essa nova forma de trabalho. Com métodos de produção mais eficientes a produção passou a ser cada vez melhor e mais rápida. Grandes invenções tecnológicas foram conquistadas nesse período da industrialização como a maquina a vapor e a locomotiva, a utilização de energia elétrica e o uso dos combustíveis derivados do petróleo. Essa revolução ficou marcada por grandes invenções.

3. Quais foram seus principais desdobramentos sociais? Seria possível dizer que a Revolução Industrial acirrou as diferenças sociais entre ricos e pobres? Seria esse um fator que distingue radicalmente os países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

A revolução trouxe muitas riquezas para os burgueses mais os trabalhadores viviam na miséria. Como os empresários burgueses buscavam sempre lucrar mais, os trabalhadores eram explorados e abrigados a trabalhar ate 15 horas por dia, ate mulheres e crianças faziam esse trabalho pesado por medo de perder o trabalho. O número de desempregados aumentou bastante já que a mão de obra estava sendo substituída pelas maquinarias. A revolução trouxe outros problemas como a poluição ambiental decorrente do aumento das maquinarias, o aumento desordenado nas cidades entre outros problemas nocivos para a sociedade. Obviamente o acontecimento da revolução industrial influenciou na formação de determinadas regiões pois os povos começaram a se distinguir entre ricos e pobres fazendo com que os ricos, cujos tinham maior poder se juntassem cada dia mais e os pobres foram sendo forçados a permanecer na classe baixa,porem as duas classes continuavam em constantes crescimento. Dando assim a diferença entre países mais desenvolvidos do que os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com