TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Exames: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 03

AVALIANDO AS COMPETÊNCIAS BÁSICAS

1. Busque ler na Constituição Brasileira nos artigos 170 e seguintes sobre o que ela estabelece sobre a atividade econômica e à função das organizações do trabalho e sobre a organização do trabalhador. Como você entende estes preceitos constitucionais?

Constituição Brasileira nos artigos 170: Garante os direitos dos trabalhadores de exercerem atividades econômicas e também a valorização do trabalho para uma existência digna.

2. O que significa o termo Revolução Industrial?

Revolução Industrial é o conjunto de transformações técnicas e econômicas que alteraram a vida da Europa Ocidental durante a segunda metade do século XVIII e quase todo o século XIX. Essas transformações relacionam-se diretamente á substituição do trabalho artesanal que utilizava ferramentas pelo trabalho assalariado em que predomina o uso das máquinas. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica.

3. Quais foram seus principais desdobramentos sociais? Seria possível dizer que a Revolução Industrial acirrou as diferenças sociais entre ricos e pobres? Seria esse um fator que distingue radicalmente os países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

O novo sistema industrial provocou um intenso deslocamento da população rural para as cidades, transforma as relações sociais e cria duas novas classes sociais: os EMPRESARIOS (capitalistas) são os proprietários dos capitais, prédios, máquinas, matéria-prima e bens produzidos pelo trabalho e os OPERARIOS (proletários) trabalhadores assalariados que possuem apenas sua força de trabalho. Os operários era facilmente explorados devido a inexistência de leis trabalhistas

Sim, pois os empresários no inicio da revolução, impõem duras condições de trabalho sem aumentar os salários para aumentar a produção e garantir um lucro maior, com disciplina rigorosa, péssimas condições de trabalho, nem sempre ofereciam segurança. Em algumas fabricas as jornadas de trabalho ultrapassavam 15 horas, sem descanso semanal e sem férias, empregando mulheres e crianças.

Sim, seria pois na revolução industrial os países desenvolvidos como a Inglaterra tiveram acesso as novas técnicas e lucratividade dos produtos, assim os países subdesenvolvidos ficaram para trás, pois a industrialização por vários motivos foi tardia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com