TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial E O Surgimento Social Como Problema.

Ensaios: Revolução Industrial E O Surgimento Social Como Problema.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 4

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SURGIMENTO DO SOCIAL COMO PROBLEMA

As grandes mudanças que ocorreram no mundo entre o séc. XVIII e XIX, sendo superadas apenas no final do séc. XX foram denominadas como Revolução Industrial. A Europa rural tornou-se industrializada. Máquina a vapor e divisão do trabalho eram o centro das atenções e as desigualdades sociais creciam cada vez mais.

A Revolução Industrial teve seu início na Inglaterra, no século XVIII e posteriormente se estendeu a outros países, e proporcionou a produção em larga escala e a generalização do uso da máquina para reduzir o tempo e o custo de produção. As indústrias têxtil e a siderurgica colocaram a Revolução Industrial em ascenção. O aumento da industrialização provocou maior utilização de matéria prima e ampliação do mercado externo. Segundo Marx e Engels(1970), a grande indústria criou um mercado mundial que acelerou o desenvolvimento do comercio, da navegação e dos meios de transporte por terra, particularmente as ferrovias.

As pessoas estavam saindo do campo e indo para as cidades. Os cercamentos ganhavam espaço e visavam a produção em larga escala para sustentar a indústria. Com o rapido processo de urbanização vários problemas sociais foram surgindo como doenças, ausência de moradia, prostituição, alcoolismo, suicídios, violência, surtos de epidemias de tifo, cólera, a degradação do espaço urbano anterior, do meio ambiente, e a destruição dos valores tradicionais. Ainda ocorria uma exploração dos trabalhadores, onde tinham jornadas de mais de 16 horas por dia e crianças e mulheres recebiam salários humilhantes.

Esse período conhecido como Revolução Industrial teve características bem diferentes do período anterior, como a substituição do trabalho humano por máquinas, a divisão do trabalho, produção maciça de bens, surgimento de novas funções, entre outras características. O surgimento da sociologia coincide com a passagem do sistema feudal para o sistema capitalista e, a sua criação, é fruto de um longo processo histórico, intelectual e cientifico. O surgimento dessa ciência foi motivado pelas Revoluções Francesa e Industrial, que trouxeram novas formas de agir e de pensar da sociedade.

A sociologia surgiu como ciências de estudo no Séc.XIX, sendo consagrada com esse nome por Augusto Comte (anteriormente chamada por física social). Uma palavra de provem de um termo latino, sócio (social), e termo grego, logos (estudo). A sociologia, diferentemente das outras ciências, tem como parte que observa o fenômeno, sofre influências e influencia o seu objeto de estudo, a sociedade. a Sociologia como disciplina cientifica deve possuir seus próprios meios de investigação, procurando atingir a maior objetividade possível em todos os casos estudados, ou seja, utilizar o chamado senso crítico.

Existem diferentes formas de pensamento, que podem utilizar-se do senso comum ou do senso crítico. Os sociólogos dizem que no senso comum, nossas percepções são baseadas em experiências prévias e que o senso crítico tem base em fatos cientificos, comprovados. Enquanto o senso comum apresenta ideias familiares e não testadas, a Sociologia utilizando o método científico apresenta ideias fundamentadas e que podem ser permanentemente verificadas. Émile Durkheim diz que “(...) Só a comparação nos pode fornecer explicações (...)”. Deste modo a Sociologia não pode se ater a comentários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com