TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução industrial

Projeto de pesquisa: Revolução industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Introdução

Voltando a meados do Século XVIII. A Revolução Industrial foi quem impulsionou o Mercantilismo, encarretando o surgimento de fábricas, que utilizavam máquinas a vapor para a produção, assim modificando as economias sociais da época.

A agricultura, que possuía todo um trabalha braçal, passou a ter máquinas agrícolas, o mesmo ocorreu com a indústria têxtil. Houve diversas mudanças, que a comunicação e os meios de transportes não puderam ficar de fora.

Em consequência a essas radicalizações, as necessidades começaram a aumentar gradativamente, moradia, iluminação, vestimentas, etc...

Os administradores tiveram maior importância a partir do século XX, logo após a Revolução Industrial, quando a produção tinha um resultado bastante significante. Se dando conta de que, tudo a se lucrar ou comprar, teria de ser organizado e controlado de alguma maneira, tão logo veio a surgir a Ciência da Administração.

Nessas condições, tiveram de criar estudos científicos para o aperfeiçoamento das empresas, veio então o surgimento da Teoria da Administração.

Foi no Inicio do século XX que tiveram de atender a tanta necessidade da população, que a administração passou a ser vista neste momento, muito importante não somente para as organizações, mas no dia a dia, tendo em vista que a sociedade se vive organizacionalmente.

Como a produção das indústrias no período anterior a Revolução Industrial era de forma artesanal, possuíam normas administrativas diferenciadas, usavam-na de acordo com a necessidade.

Ao perceberem a precisão de um aprofundamento na tal Ciência Administrativa, se depararam com a ideia de que não há como viver em um planeta sem administração, ou dificilmente se manteria. Foi necessário que houvesse organização, planejamento, liderança, execução e controle.

No Século XXI começaram a dar mais importância nos aspectos de organização, planejamento, liderança, execução e controle em busca soluções para problemas, contudo, somente buscando informações sábias é que encontrariam a solução buscada.

Desenvolvimento

No século XX nas simples empresas de antigamente não havia colaboração na parte dos funcionários e empresários, para criar novos métodos de processo de organização, os trabalhos eram demoradas, assim diminuindo a produtividade.

A partir de 1900, foram estudadas as formas para mudar esses comportamentos dentre os envolvidos no processo de produção, os percussores da administração, destacam-se:

FREDERIC WINSLOW TAYLOR (1856 – 1915) Nasceu no estado da Filadélfia, iniciou sua carreira profissional como operário de uma fabrica, formou com 21 anos em engenharia no ano de 1885, logo após foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde começou a desenvolver estudos onde foi base pra formar sua teoria, da qual analisou a empresa a partir dos níveis operacionais níveis em direção ao invés de direção. Desenvolver novos modos de fabricação do aço, também aperfeiçoou sistemas como a cronometragem, para medir o tempo de execução do trabalho, com base nas suas experiências profissionais lançou o livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Cientifica), do qual falava da necessidade em aumentar a produção, onde a melhoria na produtividade de cada trabalhador permite a evolução também dos salários.

JULES HENRI FAYOL (1841-1925) francês nascido em Istambul, formou-se em engenharia, com 19 anos começou a trabalhar em uma empresa metalurgica e carbonifera, foi onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teorico de gestão. Em 1916 publicou seu livro “Administração Industrial e Geral”, que enfatiza a administração como o processo de garantia do desenvolvimento ordenado das atividades empresariais.

HENRY FORD (1863-1947) Nasceu em uma fazenda em Michigan, começou a trabalhar com 16 anos, pouco tempo depois virou mecânico e concentrou-se nos motores a explosão, criou uma empresa com as linhas de montagem, desenvolvendo uma produção em série de automóveis. Ford tinha como principio básico o ritmo, o mesmo acreditava que diminuindo o tempo de realização de um trabalho, através da simplificação das operações e do melhor aproveitamento das máquinas, fazendo com que criasse um ritmo de produção contínuo e satisfatório.

Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.

No final do século XIX e inicio do século XX, foi criado o modelo de Administração Cientifica por Frederick Winslow Taylor, tendo como maior objetivo o aumento da produtividade sem elevar os custos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com