TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco Ambiental

Monografias: Risco Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Engenharia Ambiental

Profº: Clayriston Alves

Turma: P7 Turno: Noite

Aluno: Alyson P. dos Anjos Disciplina: Gestão e Controle Ambiental

Rubens Morais

Pedro Ricardo Souza Palitot

APRESENTAÇÃO DA POLÍTICA AMBIENTAL

DA EMPRESA SIDERÚRGICA

João Pessoa – PB

12 / 12 / 2014

SUMÁRIO

1 – DESENVOLVIMENTO 03

1.1 – Meio Ambiente 03

1.2 – Sistema de Gestão Ambiental 04

1.3 – Selo Ecológico 04

1.4 – Áreas Verdes 04

1.4.1 – Reserva particular do patrimônio natural (RPPN) 05

1.5 – Emissões e Efluentes 05

1.6 – Co-Produtos e Resíduos 05

1.7 – Educação Ambiental 05

2 – RECICLAGEM 06

2.1 – Sucata 06

2.2 – Unidades de Coleta e Processamento de Sucata 07

2.3 – Orientações para Fornecimento de Sucata 07

3 – CONCLUSÃO 08

4 – REFÊNCIAS 09

1 – DESENVOLVIMENTO

1.1 – Meio Ambiente

POLÍTICA INTEGRADA - SAÚDE E SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE

Para a Gerdau, o ser humano em sua integridade é um valor que esta acima dos demais objetivos e prioridades da Empresa. Nenhuma situação de emergência, produção ou resultado pode comprometer a saúde ou a segurança das pessoas, a proteção do meio ambiente e a qualidade dos produtos e serviços.

A Gerdau, fornecedora de soluções e produtos de aço, busca a satisfação de acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades por meio da melhoria contínua de produtos e serviços, processos e sistema de gestão. Para tanto, atua comprometida com a qualidade, com o controle dos riscos à saúde e à segurança dos colaboradores e com a gestão de aspectos e a prevenção de impactos ambientais. Suas ações são sempre fundamentadas em objetivos e metas de desempenho e no atendimento consistente a legislação aplicável e aos compromissos assumidos, visando o desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico).

PRINCÍPIOS

• A liderança é a principal responsável pela segurança de todas as pessoas que atuam sob sua gestão, promovendo todos os esforços necessários para preservar a saúde e a segurança das pessoas, o desenvolvimento sustentável e a produtividade e eficiência dos processos.

• Cada colaborador tem a responsabilidade de zelar por sua saúde e sua segurança, assim como pelas de seus colegas, pelo meio ambiente e pela qualidade dos produtos e serviços. Deve realizar seu trabalho de acordo com os procedimentos, instruções, normas e regras estabelecidas pela empresa.

• A Gerdau e todos os seus colaboradores se comprometem a buscar a melhoria continua em relação à saúde e à segurança das pessoas, ao meio ambiente, a eficácia dos processos e a satisfação dos clientes com a qualidade dos produtos e serviços. Os esforços devem ser orientados a ações de prevenção, buscando e compartilhando as melhores praticas e utilizando de forma efetiva o aprendizado em toda a Organização.

1.2 – Sistema de Gestão Ambiental

Uma das grandes preocupações da Gerdau é seu desempenho na área ambiental. Essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental.

Seguindo esse princípio, todas as usinas da empresa adotam o Sistema de Gestão Ambiental (SGA, elaborado de acordo com a norma ISO 14001 e que estabelece a análise de milhares de atividades industriais).

O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos co-produtos gerados no processo.

Além disso, o SGA envolve diretamente os colaboradores, aumentando seu comprometimento com os resultados obtidos na área.

O ciclo PDCA

O princípio básico do SGA, de acordo com a ISO 14001 é o ciclo PDCA - planejar, desenvolver, checar e atuar.

1.3 – Selo Ecológico

O Selo Ecológico é emitido pelo IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade – responsável pela elaboração de um modelo de certificação específico para comprovar e garantir a sustentabilidade dos produtos. Após um rigoroso processo de análises, o Selo Ecológico foi concedido aos produtos Gerdau. Um importante reconhecimento para o consumidor e para os profissionais da área que valorizam a construção de um futuro melhor.

1.4 – Áreas Verdes

A ampliação e manutenção de áreas verdes com espécies nativas, além da manutenção de Reservas Legais e de Preservação Permanente contribuem para a preservação da biodiversidade e são a prova do comprometimento da Gerdau com o meio ambiente e com o futuro das novas gerações.

De um total de 19,4 mil hectares de propriedades da empresa, 5,6 mil hectares são de áreas de Reserva Legal ou de Preservação Permanente e aproximadamente 7,7 mil hectares são de Matas Nativas.

1.4.1 – Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

A principal iniciativa de preservação foi à criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na Serra de Ouro Branco (MG). Com 1.247 hectares, a reserva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com