TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra A Mulher No Brasil

Dissertações: Violência Contra A Mulher No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Analisar possíveis formas de diminuir o número cada vez maior, de violência ou agressão contra a mulher para erradicação dessas injustiças. As leis e a justiça são essenciais, mas ainda sim não se mantem suficientes para por um fim, a violência precisa de soluções especificas, estudos para poder identificar a estratégia ideal para cada local que for ser aplicada. A sociedade ainda possui uma visão de poder e superioridade do homem a mulher, e isso já se torna um fator inicial.

Investigar possíveis causas pessoais, ou interpessoais dos agressores, para que se possam desenvolver formas de prevenir atos violentos. A violência pode ser manifestada de diferentes formas: agressões sexuais, verbais, físicas e até profissionais. Para poder dar um fim a elas, é importante tentar compreender os modos em que ocorrem. Estudar o local onde ocorre a violência, o contexto histórico, a educação da população do local, e as possíveis causas para as injustiças. A partir daí, será possivelmente prevenir e combater.

Priorizar a responsabilidade com todas as mulheres que sofrem desse crime no país é importante. Por mais que ajam causas sociais, campanhas públicas de incentivo contra a violência, a responsabilidade do governo e da própria população, esses crimes ainda parecem ser poucos priorizados, e talvez esse seja um dos motivos da pouca eficácia que as tentativas de combate obtém.

Observar que maior inserção da mulher no mercado de trabalho não foi algo que contribuiu para condições de igualdade. É uma evolução a ser considerada, mas não a ser elogiada. A mulher ainda sofre violência simbólica, sofre com o preconceito. Uma mulher pode trabalhar em uma empresa, mas não pode ser a dona, ou ganha menos do que os homens pelo mesmo trabalho realizado.

A pesquisa é importante porque analisa várias abordagens e formas de combater a violência contra a mulher. É possível obter uma forma eficaz de combater através dos estudos que podem ser feitos. A violência subsiste em todos os países do mundo, que põe em risco a vida de mães de famílias, e comunidades, consome os recursos do governo, e trava o desenvolvimento econômico. E esses atos continuam a ser praticados com impunidade. Na maioria das vezes, as próprias vitimas, é uma das principais culpadas pela falta de assistência que falta a si mesma, por não denunciar, e mesmo quando alguém próximo denuncia , ela nega em seguida. Humilhações, abandonos, torturas, também são considerados assassinatos diários, difíceis de superar e praticamente impossível de prevenir, que fazem a mulher perder a referência do que é cidadania. Leis existem, mas estão longe de ser suficientemente capaz de acabar com essa injustiça. Essa pesquisa visa encontrar formas de prevenir, e se possível extinguir a violência contra a mulher, para trazer condições de igualdade dignas.

A violência contra a mulher assume muitas formas – física, sexual, psicológica e econômica. O trabalho enfocou em como a mulher sofre na sociedade, o preconceito que ainda é forte , e com a constante submissão dada por seus parceiros. Independente do país, classe social, a violência ocorre de forma constante seja qual for os meios em que a vitima se encontre. Existem leis que se encarregam de proteger a mulher da injustiça, mas a lei não se encobre de sua função e milhões de mulheres ainda sofrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com