TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rodrigo-Neris Alves

Trabalho Escolar: Rodrigo-Neris Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA.

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.

Divide-se em:

Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros.

No conceito de mercado, no estudo da microeconomia básica, o que enfatiza seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, antagônicas em princípio, as da oferta e as da procura. Os fatores que as determinam e suas configurações definem antagonismos e conflitos de interesse que se equilibram à medida que se estabelecem as relações de troca; em mercados de escambo tais relações de troca se definem por quantidades de troca equivalentes; em mercados monetizados, por preços e remunerações; e em ambos os casos as negociações buscam posições de equilíbrio; preços de equilíbrio são assim resultados de tensões e conflitos solucionados através do entrechoque das forças de oferta e de procura.A equivalência de forças é obviamente maior nos mercados em que a concorrência entre os agentes envolvidos é descrita como “perfeita”; onde prevalece “imperfeições”, as forças em choque geralmente não se equivalem.

macroeconomia

A macroeconomia está voltada, fundamentalmente , para:

§ O comportamento da economia em seu conjunto, agregativamente considerado, sendo o todo a unidade de referência, diferentemente da microeconomia que considera as partes individualizadas.

§ O desempenho totalizado da economia; as causas e os mecanismos corretivos das grandes flutuações conjunturais; os altos e baixos da economia como um todo.

§ Os agregados econômicos, resultantes das mensurações globais, de que são exemplos o PIB e a RN – ou seja,respectivamente, a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras econômicas de determinado país e a renda apropriada pelo conjunto de todas as unidades participantes do processo econômico.

§ As relações entre macrovariáveis; as conexões entre o nível dos investimentos e o nível do emprego de todos os recursos, por exemplo.

§ as medidas de tendência central, como as taxas de juros e de câmbio, bem como suas influências sobre o desempenho da economia como um todo.

§ variáveis-fluxo e variáveis-estoque calculadas para a economia agregativamente considerada; a renda, o consumo, a poupança, e a acumulação – os fluxos agregados; os meios de pagamento e as reservas de divisas internacionais – os estoques agregados..

§ as trocas internacionais de bens e serviços, vistas como um todo; os fluxos totalizados dos movimentos internacionais de capitais. o registro e a contabilização desses movimentos, possibilitando levantamentos como o Balanço Internacional de Pagamentos.

§ as finanças públicas; os tributos arrecadados por todas as esferas de governo. os dispêndios públicos, correntes e de investimentos; as execuções orçamentárias; o equilíbrio das contas públicas.

§ as grandes disfunções e o desenvolvimento das economias nacionais.

§ os indicadores básicos para comparações internacionais do desempenho totalizado das economias nacionais, como os níveis de produto e de renda per capita, os padrões de produtividade e os de competitividade.

INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.

O conhecimento da Teoria do Preço, é indispensável a quem quer e deseja aprofundar-se no conhecimento de como funciona o setor privado da Economia. Para tanto, abrange um diverso universo teórico, onde se desdobra em várias teorias: Teoria do Consumidor; Teoria da Produção e dos custos produtivos e Teoria do Bem-estar.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes.

A leitura deste livro didático mostrará a você os principais

elementos da microeconomia. Ou seja, o modo como os

mercados funcionam e, principalmente, como os preços são

formados nos diferentes tipos de mercados. Sem pretensão de

esgotar o assunto, serão apresentados temas importantes para

o desenvolvimento do seu trabalho, tanto em nível acadêmico

quanto profissional.

Espero que todos tenham um bom proveito do conteúdo

selecionado.

Eficiência na produção à é a situação no qual a economia opera utilizando o pleno emprego de todos os fatores de produção. Mantém ocupada a totalidade da força de trabalho, utiliza plenamente os fatores de produção disponíveis, melhores tecnologias e capacidades comerciais.

Microeconomia e macroeconomia, podemos observar diversas informações econômicas, apresentada na mídia onde falam de como afeta o ambiente de produção. Taxa de juros e as compras a prazo e a interferência do governo, com a adoção de medidas econômicas virou noticia diria no jornalismo, neste sentido ocorrem três grandes temas, que são recorrentes: a inflação, taxa de juros, e taxa de cambio. Pode se observar alguns exemplos a serem descritos.

A inflação pode ser dividida em três tipos,Inflação de Demanda quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.

As economias liberais de mercado já confiam à iniciativa privada a maior parte da mobilização dos recursos e tem no mercado o seu eixo básico de regulação.

Nas economias centralmente planificadas ao governo é proprietário dos meios de produção e centraliza as decisões sobre alocação dos recursos e a produção.

Nas economias mistas já se confirma a gestão empresarial com a regulação estatal na mobilização dos recursos e na produção.

Microeconomia, a Contabilidade Gerencial é composta por várias linhas de pesquisa; consequentemente, comparações absolutas se arriscam a conclusões improcedentes, como, por exemplo, afirmar que o custo contábil seria menos relevante que o econômico, embora a Contabilidade Gerencial ofereça alternativas para aproximar um do outro. O foco analítico provoca divergências: a Microeconomia leva vantagem em desenvolver modelos de custos endogenamente determinados, porém a Contabilidade Gerencial é mais hábil em pormenorizar determinantes de custos e entidades objeto de custeio. Essa habilidade torna factível, por exemplo, a mensuração dos custos de transação pela Contabilidade Gerencial, através do Custeio Baseado em Atividades. Isso sugere que a Contabilidade Gerencial pode influenciar a pesquisa em Microeconomia e vice-versa. Logo, investigar o impacto da Contabilidade Gerencial sobre o desenvolvimento da Microeconomia é uma das questões sugeridas para as pesquisas futuras.

informações contábeis é que são feitos os planejamentos com relação as pesquisas feitas ligadas a microeconomia. Sendo assim, a participação do profissional da contabilidade

A Microeconomia também pode ser empregada para examinar as condições de bem-estar econômico, isto é, para examinar as satisfações subjetivas que os indivíduos derivam do consumo de bens e serviços e do lazer, e portanto, pode ser utilizada por empresas comerciais. Os métodos analíticos desenvolvidos a partir de um estudo Microeconômico podem e estão sendo empregados na formulação da decisão administrativa. Tais métodos são os desenvolvidos na análise de custo e procura.

De modo geral, pode-se afirmar que um paradoxo induz o

estudo da economia. Este paradoxo é representado pelo fato de os

recursos de produção serem limitados e as necessidades humanas

ilimitadas.

A natureza dos problemas econômicos reside na constatação de

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »