TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rose G, 1985. Sick individuals and Sick populations (In: El Desafio de la Epidemiologia – PAS, 1988)

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo dirigido

Rose G, 1985. Sick individuals and Sick populations (In: El Desafio de la Epidemiologia – PAS, 1988)

1) Explique, sob a óptica do autor, a diferença entre as causas dos casos e os determinantes da incidência.

A causa dos casos está relacionada com fatores, na maioria das vezes, individuais aliados aos comportamentais, ambientais e sociais, os quais são influenciados pela área geográfica que se situam. Os determinantes individuais não são condições necessárias e suficientes para causar determinadas doenças. Os determinantes da incidência estão relacionados com toda a população e suas características comportamentais, ambientais gerais. Não é necessário que os determinantes da incidência sejam os mesmos da causa dos casos, já que a causa dos casos é influenciada por fatores individuais também.

2) As distribuições da pressão arterial sistólica (PAS) entre nômades do Quênia e entre funcionários públicos de Londres, Inglaterra, mostraram-se semelhantes (distribuições aproximadamente simétricas, normais). Entretanto, há um deslocamento da média entre as duas distribuições: a PAS média entre os funcionários londrinos é maior do que entre os nômades do Quênia. Explique, de acordo com Rose, o papel dos fatores genéticos, relacionados à susceptibilidade individual, e dos fatores de ordem ambiental e comportamental na determinação das distribuições de medidas de PAS observadas.

Segundo Rose, o fator genético é utilizado frequentemente para explicar a susceptibilidade individual, entretanto neste exemplo das PAS observadas é necessário analisar os fatores de ordem ambiental e comportamental que aumentam a susceptibilidade individual e diferenciam londrinos e nômades do Quênia. Caso algum nômade do Quênia fosse morar em Londres, o mesmo adquiriria hábitos londrinos e estaria mais susceptível a hipertensão arterial.

3) Interprete os resultados apresentados nas tabelas 3 e 4.

A tabela 3 apresenta a taxa incidência de infarto do miocárdio (IM) para homens no Reino Unido com o estratos de riscos de exposição (individual, com isquemia e individual com isquemia). A taxa de incidência aumenta de IM se juntar os dois fatores de risco (isquemia e riscos individuais), entretanto, chama atenção que quando há fatores combinados, a % de casos de IM é menor que a % de IM em fatores isolados. Conclui-se que mesmo que se realizassem testes para detectar a isquemia precocemente e ou controlar fatores de risco individuais é difícil prever o futuro de cada indivíduo em particular.

Na tabela 4 é a representação de uma estratégia de alto risco, na qual demostra que a idade da mãe está diretamente relacionada com o risco de ter filhos com síndrome de down. Mães com menos de 30 anos tem um risco mínimo, enquanto mães acima de 40 anos tem um risco de gerar aproximadamente 47% dos casos. Essa tabela 4 demonstra que uma grande parte da população para determinadas doenças tem um risco pequeno e que, a maior parte dos casos podem estar relacionados a uma minoria da população, que de fato possui fatores de risco.

4) Explique os fundamentos das estratégias de alto risco e populacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com