TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTIFICO

Monografias: SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTIFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  935 Visualizações

QUESTÃO DISCURSIVA

O Senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em análise, síntese ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. Algumas pessoas por exemplo, não passam de baixo de escadas por acreditar que dá azar; algumas confeiteiras sabem que se abrirem o forno enquanto o bolo assa ele “embatuma” , esses conhecimentos são exemplos de conhecimento passados de geração em geração assimilados pelas pessoas e contribuindo para a compreensão da realidade.

A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes para explicar a origem, funcionamento e as dúvidas que surgem.

Nesse sentido, iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à questão existente.

O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum não é o assunto, o tema ou o problema. O que distingue é a forma adotada para investigar os problemas, ambos podem ter o mesmo objeto de conhecimento, porém a postura científica consiste em não dogmatizar os resultados das pesquisas, mas tratá-los como eternas hipóteses que necessitam de constante investigação e revisão crítica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com