TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENTIMENTO DO SER HUMANO DE UTILIDADE E COMPREENSÃO

Casos: SENTIMENTO DO SER HUMANO DE UTILIDADE E COMPREENSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

CAP 12. SENTIMENTO DO SER HUMANO DE UTILIDADE E COMPREENSÃO

É normal termos a necessidade de sermos úteis uns aos outros. As pessoas precisam se sentir úteis para formarem o sentimento de satisfação pessoal, e de que são necessárias no ambiente.

Todos nós somos seres teológicos (segundo antigos filósofos gregos), criaturas que precisam de metas específicas e de um propósito na vida. Precisamos acreditar que estamos contribuindo para alguma coisa e que estamos fazendo a diferença positiva quando somos necessários. É com esse sentimento de utilidade que alcançamos parte da nossa felicidade cotidiana.

Quando paramos ter utilidade, nos sentimos sem valor. É por isso que questões como desemprego e aposentadoria são bem mais complicadas do que imaginamos. Não ter um emprego, faz a pessoa se sentir inútil, da mesma forma que pessoas que são empregadas mas não possuem uma função, também se sentem. Como é o caso de muitos funcionários de órgãos públicos, que passam o tempo de seu trabalho sem nenhuma tarefa, o que já não acontece no setor privado, onde o chefe está de cima e um funcionário parado significa dinheiro desperdiçado. Todos nós precisamos ser criadores de ideias, rotineiros, idênticos, e que já fazemos mecanicamente, também não nos satisfazem na questão de nos sentirmos úteis.

Nenhum trabalho, por “menor” que ele seja, é pequeno. Todo trabalho que produz algum bem, é nobre. Nenhuma empresa conseguiria se manter sem a secretária, o motorista, o rapaz do almoxarifado e o pessoal da limpeza. Temos que pensar no nosso trabalho como um todo, no contexto geral da empresa, na grandeza que ele terá se for feito com maestria. A maioria das pessoas não se importariam de trabalhar muito se elas mesmas percebessem o quanto seu trabalho é valioso e necessário.

Uma estratégia que pode aumentar o senso de utilidade dos funcionários, é o fornecimento de um quadro especifico do seu trabalho, como também aprender as funções do colega; fazendo com que assim se entenda a dificuldade da tarefa, da onde vem a valorização.

Precisamos fazer com que as pessoas que nos cercam também acreditem que estão fazendo a diferença. É daí que surge o sentimento positivo dentro da empresa, se termos a certeza de que todos ali estão se sentindo úteis no seu trabalho. O sentimento de utilidade é uma força humana que não pode ser negada, uma necessidade espiritual que todos nós temos, até mesmo em circunstâncias extremas, como um penitenciário condenado a morte confeccionando roupas para a pessoa que irá executa-lo.

A necessidade de compreensão também é uma condição que todos nós temos, precisamos ter um objetivo, entender nosso trabalho, para que assim conseguirmos achar no nosso lugar no mundo. Essa é condição é fundamental para a satisfação e plenitude profunda no que fazemos e em quem somos.

A excelência empresarial é formada por pessoas que acreditam no que estão fazendo. Beleza, bondade, verdade e unidade são os pilares para o sucesso profissional além de ser também a base para qualquer relacionamento humano positivo. Se você procura sempre aumentar seu espírito de verdade, beleza, bondade e unidade, certamente você estará no caminho certo para a criação de um espírito poderoso e positivo dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com