TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIDAO MODERNA

Artigos Científicos: SERVIDAO MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Servidão Moderna”

O documentário apresentou a forma como a raça humana é manipulada pelo capitalismo que a faz acreditar que o dinheiro, a glória, e a aventura representam a felicidade.

A aceitação, a renúncia e a resignação, são os pontos chave para que essa manipulação se concretize.

Utiliza-se métodos de convencimento, apresentando a construção de um mundo de alienação num sistema que rouba a vida social, cria muros, barreiras e fronteiras e, o que chamam de massa servil constrói suas jaulas, prisões e cavernas, sem perceber que pagam por elas.

Cria-se a idéia da acumulação com a perspectiva da plena felicidade. O ter e não o ser, é mais valorizado.

Busca-se nas necessidades vitais como o rádio, a TV, o computador e o celular, cujo uso passou a ser de extrema importância, uma vez que eles levam o mundo inteiro a comunicar-se, a modificação do relacionamento humano.

A ilusão da falsa abundância de alimentos, cuja limitação do tempo faz com que se adoeça pela pobreza dos componentes necessários para o corpo, como os famosos “Fast Food’s”, empurrados garganta abaixo, tudo devido ao estresse do cotidiano, em que se busca a riqueza, o ganho de valores mercantis.

O mesmo que colabora com o progresso, destrói a natureza e, por conseqüência o homem. O crescimento desregrado, agregado á subserviência torna o ser humano, vulnerável à desapropriação do mundo e de sua vida.

Cabe ressaltar que esse contexto de “influências marginais”, avassaladoras, existe desde o nascimento de cada um de nós, por culpa dos pais, cujo medo faz o homem escravo. Os princípios e valores, respaldam-se no medo da perda material, da punição, do pecado.

Acreditar na generosidade do poder, como citado no documentário, corrobora com a alienação, tendo em vista a força numérica que domina o conceito de humanismo moderno.

Causa espanto saber que o homem poderia colaborar e causar mudanças nesse quadro em que a “onipresença da ideologia mercante”, que incentiva a produção, a venda, a acumulação e o possuir dentre os alienados, por apenas se comunicar com o outro e causar uma ação revolucionária.

Ver que os governantes pregam uma oposição clamando pela justiça social, mas que no fundo, a briga é para se manterem no mercantilismo, garantindo seus lugares ou pleiteando novos postos para seu enriquecimento e sua liderança disfarçada de pluralismo parlamentar, que comunga com o totalitarismo moderno, que unificou o mundo à sua imagem, causa indignação.

Segundo apresentado no documentário, novas formas de gestão e organização surgem dentre os oprimidos. Entretanto, o poder nesses moldes, não é para ser conquistado, mas destruído, acabando com a dominação e alienação das massas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com