TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL EO IDOSO

Monografias: SERVIÇO SOCIAL EO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  4.514 Palavras (19 Páginas)  •  2.134 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

I. PLANEJAMENTO SISTEMATIZADO (PROJETO) DA INTRVENÇÃO....................05

II. A INTERVENÇÃO NA REALIDADE ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO............07

III. ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O PROCESSO DE TRABALHO.........................................................................................................08

IV. AVALIAÇÃO PROPOSITIVA DA VIVÊNCIA NO CAMPO DE ESTÁGIO.............12

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................14

.REFERÊENCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................17

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como primordial objetivo mencionar as principais atividades desenvolvidas e observações feitas no estagio em efetivação da carga horária curricular exigida pela Universidade Luterana do Brasil com requisito avaliativo do Curso de Serviço Social.

O estágio supervisionado do Curso de Serviço Social apresenta como uma de suas premissas oportunizar ao (a) estudante o estabelecimento de relações mediatas entes os conhecimentos teóricos-metodológicos e o trabalho profissional, a capacidade técnico-operativa e o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da profissão. ABEPSS (2010, p. 14):

A parti dessa definição o meu estágio foi desenvolvido no CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social, na cidade de São Francisco do Conde – BA, localizado a Rua Travessa São Domingos S/N Caípe de Baixo, foi fundado em 15 de maio de 2008, visando atender a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação, fragilização de vínculos afetivos e também, pessoas que são discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade, entre outros.

Ressaltando que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada a sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

O profissional do Serviço Social, este, dispõe da Lei 8662/93 que a regulamenta, tendo como órgãos fiscalizadores o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), onde o profissional para exercitar-se com eficiência carece esmerar seus conhecimentos constantemente.

Seu objeto de desempenho profissional evidencia-se nas desigualdades sociais e econômicas conhecidas como questões sociais, mostrado na fome, violência, privação, desemprego entre outros. Através de Instituições federais, estaduais e municipais, bem como, instituições privadas e ONGS que prestam serviços públicos a pessoas e comunidades, o Assistente Social direciona o usuário que busca acesso aos direitos sociais e humanos através do atendimento profissional no Serviço Social, cujo qual, se utiliza de embasamento teórico-metodológico desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva na compreensão da problemática, sabendo proceder nos encaminhamentos técnico-operativos, observando sua postura mediante o Código de Ética Profissional que tem como compromisso a justiça e a democracia.

Cabe anotar, a princípio, que a escolha de estagio no CRAS se deu em razão de tratar-se de um Órgão de referência no atendimento a necessidade da família e da comunidade de forma descentralizada, através da articulação com todos os serviços locais, contribuindo para a efetivação da Política de Assistência Social como política garantidora de direitos da Cidadania e promotora de desenvolvimento social, na perspectiva de prevenção e superação de desigualdade e exclusão social, tendo a família como unidade de atenção para a concepção e a implantação de programas, projetos, serviços e benefícios.

I. PLANEJAMENTO SISTEMATIZADO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

No decorrer de todo o transcurso do estagio, foi assinalado que a grande demanda com vistas no levantamento das insuficiências dos usuários tanto do referido órgão face aos profissionais que atuam no local enquanto e que são integrantes da equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, situado em Caípe de Baixo – São Francisco do Conde - BA., ficou evidenciado o enorme número de idosos na comunidade todos cadastrado no CRAS através dos familiares que procurava ao Órgão em busca de benefícios demostrando também outras necessidades como laços familiares fragilizados como também a falta do relacionamento dos idosos na comunidade na qual os mesmos estão inseridos, daí a necessidade de construir e executar um projeto focado nos idosos, que fosse capaz de despertar nessa clientela interesses como por exemplo: palestras, roda de conversa, estar num ambiente propício para interação e socialização dentre outros.

Sendo o CRAS, uma unidade da rede sócio-assistencial de proteção básica que se diferencia das demais, pois além da oferta de serviços e ações, possui as funções de oferta pública do trabalho social e considera as famílias como um espaço de ressonância e sinergia dos interesses e necessidades coletivas e de mobilização à participação e ao protagonismo social, ou seja, como um vetor de mudança da realidade social.

O projeto de intervenção que abordou a temática RESGATANDO A AUTESTIMA DO IDOSO E (RE) FAZENDO SUA HISTÓRIA foi elaborado pela estagiária, e fez parte especificamente de uma atuação do campo de estágio, tendo sido realizado no espaço físico do CRAS, situado a Rua Travessa São Domingos S/N, Caípe de Baixo – São Francisco do Conde – BA. Órgão que tem como objetivo geral prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com