TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

Trabalho Universitário: SERVIÇO SOCIAL MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

SALVADOR

2014

SERVIÇO SOCIAL

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

Tem como finalidade mostrar as vertentes

Marxistas e modernas e seus métodos de

Integração na sociedade.

SALVADOR-BA

2014

INTRODUÇÃO

O Movimento de Reconceituação significa a ruptura do conservadorismo, chamado de Serviço Social tradicional. O movimento vem com a proposta de renovação teórico-prático social e também compreensão da realidade social do país.

O movimento vem construir novos métodos e técnicas para melhor atender as necessidades populares, condizente com seu ambiente social. Suas vertentes principais são baseadas na teoria marxista e modernizadoras.

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO E SUAS PRINCIPAIS VERTENTES

O Movimento de Reconceituação vem para romper o conservadorismo católico, além de trazer novos métodos e técnicas para melhor atender as necessidades da sociedade. Os primeiros passos do movimento foram movidos pelos impactos de suas teorias e praticas desenvolvimentista que reconhecia que as teorias eram frágeis quanto à compreensão da dinâmica social, das relações das classes, dos grupos e instituições.

Com a expansão do capitalismo mundial nos anos 60/70 que impôs à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. Por isso o Serviço Social vem com intuito de assumir as inquietações e as insatisfações desse momento histórico e aponta seus questionamentos ao Serviço Social tradicional, através de um processo de revisão global, em diferentes âmbitos, como o teórico, o metodológico, o operativo e o político. Vem também a construção de novo projeto, baseado na teoria social de Marx.

A vertente marxista fala sobre a profissão e a consciência de sua inserção na sociedade de classes. Porém é a partir dos anos 80 que a teoria social de Marx se inicia com a profissão, usando como matriz a teórico-metodológicas que apreende o ser social a partir de suas mediações.

A vertente inspirada na fenomenologia valoriza o dialogo e a transformação das pessoas, sendo analisada como uma reatualização do conservadorismo inicial da profissão. Ainda sendo colocada para o serviço social na função de auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação a todos outros, ao mundo de pessoas.

E a vertente modernizadora, caracteriza-se pela incorporação de abordagens funcionalistas e estruturais, além de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com