TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior em Serviço Social Movimentos Sociais

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO DE ITATIBA/SP

Curso Superior em Serviço Social

ATPS – Movimentos Sociais

ITATIBA

MAIO/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO DE ITATIBA/SP

Curso Superior em Serviço Social

ATPS – Movimentos Sociais

ATPS – Movimentos Sociais apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina Movimentos Sociais.

ITATIBA

MAIO/2015

SUMÁRIO

1. Resumo/Abstract.............................................................................4

2. Introdução........................................................................................5

3. O contexto em que se encontram os Movimentos Sociais.............6

4. Movimentos Sociais.........................................................................9

5. Considerações Finais....................................................................13

6. Referências Bibliográficas.............................................................14

1. RESUMO

O presente estudo tem por objetivo trazer a luz reflexões acerca do processo vivenciado pelos movimentos sociais, sobretudo nas ultimas duas décadas. Sabe-se que os movimentos sociais se constituíram em elementos de grande relevância na história das conquistas sociais no Brasil. Nascendo da iniciativa popular, cujo objetivo tem origem e são motivados pelas mazelas ocasionadas pela divergência entre o universo do capital em detrimento do trabalho, assim, do trabalhador, os movimentos sociais se constituem em elementos de resistência e posicionamento político da sociedade.

PALAVRAS – CHAVE: movimentos sociais, trabalhador, posicionamento político, sociedade.

ABSTRACT

This study aims to bring light reflections on the process experienced by social movements, especially in the last two decades. It is known that social movements have formed in very important elements in the history of social achievements in Brazil. Born of the popular initiative aimed originates and are motivated by the ills caused by the divergence between the capital of the universe over the labor thus worker , social movements constitute elements of resistance and political position in society.

KEY - WORDS: social movements , workers , political positioning , society.

2. INTRODUÇÃO

Hoje se têm como exemplo os movimentos de defesa à natureza, às etnias, à orientação sexual, os movimentos pela terra e pelo teto, os quais se configuram em manifestos de ordem particular. Trazer a luz à temática dos movimentos sociais e seus fluxos e refluxos na sociedade brasileira é o objetivo do presente estudo. O presente estudo vem trazer reflexões acerca da temática, e, na mesma medida, possibilidades de intervenção do profissional da área das ciências sociais aplicadas e, de forma mais íntima, tecer aproximações acerca das possibilidades de atuação do serviço social, inserido no contexto do debate pela edificação do direito e cidadania. Os movimentos sociais se qualificam por serem movimentos de segmentos excluídos, usualmente pertencentes às camadas populares; se constituem em movimentos de luta por melhores condições de vida e de trabalho, no meio urbano ou rural, destacando-se aqui o exemplo dos Movimentos do Sem Teto e Movimento do Sem Terra.

Observação: Informamos que não foi possível concluir a Etapa 3, pois o link descrito para esta etapa não existe mais.

3. O contexto em que se encontram os Movimentos Sociais

O contexto atual dos principais movimentos sociais da América Latina é um dos principais debates para discutir suas formas, demandas, identidade que constroem, redes que as estruturam, manifestações culturais e políticas sociais a que se articulam. Na América latina, especialmente no Brasil os atuais movimentos que ocorreram na fase do regime político populista, são diferentes dos movimentos ocorridos do final da década de 1970 e parte dos anos 1980 (movimentos populares reivindicatórios de melhorias urbanas articulados com pastorais, grupos políticos de oposição ao regime militar etc.), embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros daqueles dos anos 1980, onde naquela década, dos movimentos, lutavam para ter direito a ter direitos.

“Os movimentos sociais citam suas características básicas como: possuem uma identidade, têm um opositor e articulam ou se fundamentam num projeto de vida e de sociedade (TOURAINE, 1973).”(p16)

Na contemporaneidade, muitos deles apresentam um ideário civilizatório que coloca como horizonte a construção de uma sociedade democrática, suas ações são pela sustentabilidade e não apenas auto desenvolvimento, os movimentos sociais, sempre tem um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas.

Na atualidade, o elemento novo é a forma e o caráter que estas lutas têm assumido não apenas de resistência, mas de luta por direitos: reconhecimento de suas culturas e da própria existência, redistribuição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com