TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGNIFICADO SOCIO HISTORICO DA PROFISSÃO SERVIÇO SOCIAL

Exames: SIGNIFICADO SOCIO HISTORICO DA PROFISSÃO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

STEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é serviço social. 6.ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. p.15-29.

Credenciais da autora:

Ana Maria Ramos Estevão assistente social e professora, Livre docente, aposentada da UNESP, Campus de Franca-SP. Atualmente coordenadora do curso serviço social Unifeg Guaxupé-Mg. O prazer que a proporcionou a ser assistente social e professora foi as pequenas miséria da vida cotidiana e da condição humana.

Resumo da obra:

Conclusões do Autor:

De inicio, a autora explica que a burguesia, mas precisamente as “damas de caridade” praticariam o bem e resolveriam os problemas sociais através da reforma dos costumes de cada um. Para tanto, as “damas de caridade” acreditavam que a situação dos pobres era causada por eles mesmos e que apenas uns bons conselhos e uma ajuda inicial seriam o suficiente para melhorar sua vida. E o primeiro passo foi dado pelas paróquias e depois se expandindo por pequenos bairros até conquistar um espaço na cidade inteira. A partir desse momento, as “damas de caridade” passaram a conhecer as verdadeiras necessidades de cada um, estudando cada necessidade.

Apreciação critica do resenhista:

É uma obra original e valiosa que explora e conclui sobre os problemas que se aborda na questão social e representa uma perspectiva de análise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e trabalho. Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma análise na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las. É entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.

Indicações da Obra:

Esta obra apresenta especial interesse para estudantes acadêmicos de Serviço Social. Pode ser utilizada tanto para alunos de graduação e como de pós-graduação, pois apresenta linguagem simples, sendo também útil como modelo, do ponto de vista metodológico também oferece excelentes subsídios para a pratica de leitura crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com