TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SOCIOLOGIA – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

UNIDADE 1

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

As ciências humanas estudam como o homem vive em sociedade. E as ciências naturais estudam os fenômenos físicos relacionados com a natureza.

  1. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra e com ela vieram várias inovações técnicas, começaram a utilizar o vapor para manufaturar a produção e a utilizar nova maquinaria acionadas por esta fonte de energia, o que representou  muitas mudanças na área econômica.  

Com a Revolução Francesa foi implementada a ideia de separação do poder do estado em três grandes poderes, o poder executivo, poder legislativo e o poder judiciário. Essa revolução trouxe mudanças no pensamento politico da época com a revolução francesa os ideais liberais passaram a ser exercitados com destaque para direitos jurídicos, direito a propriedade e o direito econômico.

  1. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Para Auguste Comte o espírito humano, em seu esforço para explicar o universo, passa sucessivamente por três estados, que são: estado teológico, estado metafisico, estado racional ou positivo. Para Augusto Comte a lei dos três estados não é somente verdadeira para a história da nossa espécie, ela é também para o desenvolvimento de cada indivíduo. A criança dá explicações teológicas, o adolescente é metafísico, ao passo que o adulto chega a uma concepção "positivista" das coisas.

  1. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Porque foi ele quem deu o ponto de partida pra esse novo conceito e muitos de seus ensinamentos ainda prevalecem válidos até agora. O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc. Porque para formar o individuo é necessário que haja a sociedade.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

Da divisão do trabalho social, 1893; É um livro escrito por Émile Durkheim que analisa as funções sociais do trabalho na sociedade e procura mostrar como na modernidade tal divisão é a principal fonte de coesão ou solidariedade social.

Regras do método sociológico, 1895; É reconhecido por ser resultado direto do projeto próprio de Durkheim de estabelecer a sociologia como uma nova ciência social. Assim sugere duas teses principais, sem as quais a sociologia não poderia ser uma ciência:

O suicídio, 1897; De acordo com Durkheim, os indivíduos têm certo nível de integração com os seus grupos, o que ele chama de integração social. Níveis anormalmente baixos ou altos de integração social poderiam resultar num aumento das taxas de suicídio.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Não. Max Weber entende que a soma das ações do individuo é que desenvolvem a sociedade. O homem precisa viver em sociedade para se socializar.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

A ética protestante e o espírito do capitalismo, de 1903; ele investiga as razões do capitalismo ter sido desenvolvido inicialmente em países como a Inglaterra e a Alemanha, concluindo que isso se deve à mundividência e hábitos de vida instigados ali pelo protestantismo na época. 

A Política como Vocação, de 1919; Max Weber define o Estado como uma organização institucional de caráter político. Defende que não existe extado sem coerção.

- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921);                                               - Estudos de Metodologia (1922);

9. Explique com suas palavras os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.  

No materialismo dialético, a concepção filosófica defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (267.1 Kb)   docx (84.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com