TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Artigo: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 0 3

AGRONEGÓCIO ..................................................................................................... 04

EMPRESAS RURAIS .............................................................................................. 04

DIFERENÇA ENTRE AGRONEGÓCIO E AGROINDÚSTRIA ............................... 06

TIPOS DE CULTURAS ........................................................................................... 07

TIPOS DE PECUÁRIAS ..........................................................................................10

CONCLUSÃO ......................................................................................................... 13

REFERÊNCIAS .......................................................................................................14

1- INTRODUÇÃO

Sr Valdemar dos Anjos e Otávio Cesário o agronegócio sempre foi de grande relevância para a economia brasileira, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o Agronegócio brasileiro é responsável por 33% do produto interno bruto (PIB), 42% do total exportado e 37% dos empregos brasileiros. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários tipos de produtos agropecuários.

Sendo este um ramo com tamanha importância na economia nacional, não pode ficar sem a observância e controle da contabilidade.

2- AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com bases neles.

Moderno, eficiente e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera,

segura e rentável. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados. Esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negócios relacionados à suas cadeias produtivas. O agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país.

O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro.

3- EMPRESAS RURAIS

Essa atividade está suportada em procedimentos como a exploração da capacidade produtiva do solo, criação de animais e transformação de determinados produtos agrícolas.

A contabilidade rural, também está embasada sobre linhas conceituais, como toda e qualquer contabilidade. Para esse intento, Marion (2000:22) apresenta que alguns pressupostos mínimos dessa atividade rural, quando diz que as empresas rurais “(...) são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas”.

3.1- ATIVIDADES DE UMA EMPRESA RURAL

Marion classifica as atividades rurais em três grupos distintos, ou seja, atividade agrícola(produção vegetal), atividade zootécnica (produção animal) e atividade agroindustrial (indústrias rurais).

Em outro momento, a contabilidade rural continua destacando seus estudos para outro grupo – o da zootécnica (criação de animais), a qual

também possui uma subdivisão, onde Marion (2000: 22-3) a divide em apicultura (criação de abelhas), avicultura (criação de aves), cunicultura (criação de coelhos), pecuária (criação de gado), piscicultura (criação de peixes), ranicultura (criação de rãs), sericicultura (criação do bicho-da-seda) e pequenos animais.

Para o entendimento do conjunto de atividades das empresas rurais, novamente, Marion (2000-23) apud Freire, mostra que a palavra pecuária é caracterizada como a arte de criar e tratar o gado, sendo que esses gados são animais geralmente criados no campo, para serviços da lavoura, para o consumo doméstico, ou para fins industriais e comerciais.

Outro fator importante é lembrar que o gado, não é somente os bovinos, pelo contrário, são os suínos, caprinos, eqüinos, ovinos, muares, etc., e lógico o gado bovino, também tratado como gado.

Com isso, o autor Marion (2000:23) entra no último grupo das empresas rurais, ou seja, a atividade agroindustrial. Esse segmento está composto pelo beneficiamento dos produtos agrícolas (arroz, café, milho, etc.), pela transformação de produtos zootécnicos (mel, laticínios, casulos de seda, etc.), e a transformação de produtos agrícolas (cana-de-açúcar em álcool e aguardente, soja em óleo, uvas em vinho e vinagre e a moagem de trigo e milho).

3.1.1 – EXAUSTÃO E AMORTIZAÇÃO DENTRO DAS EMPRESAS RURAIS

EXAUSTÃO: Quando se trata de floresta própria, o custo de sua aquisição ou formação (excluído o solo) será objeto de quotas de exaustão, à medida que seus recursos forem exauridos (esgotados). Aqui, não se tem a extração de frutos, mas a própria árvore é ceifada, cortada ou extraída do solo: reflorestamento, pastagem, cana-de-açúcar, etc.

AMORTIZAÇÃO: O termo amortização, por sua vez, é reservado tecnicamente para os casos de aquisição de direitos sobre empreendimentos

de propriedade de terceiros, apropriando-se o custo desses direitos ao longo do período determinado, contratado para a exploração.

O termo amortização, por sua vez, é reservado tecnicamente para os casos de aquisição de direitos sobre empreendimentos de propriedade de terceiros, apropriando-se o custo desses direitos ao longo do período determinado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com