TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Monografias: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2. indice de sustentabilidade EMPRESARIAL (ise) 4

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS PARTICIPAREM DA ISE- BOVESPA........4

2.2. INTEGRANTES DO ISE-BOVESPA.....................................................................5

3. BALANÇO SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA............................................6

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Devido às demandas da sociedade contemporânea, ao longo do tempo buscou-se uma referência em ações de empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.

A tendência mundial dos investidores é a procura de empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para a aplicação de seus recursos, diante disso, essa demanda vem se fortalecendo e hoje é atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

Atento a essa tendência, no Brasil, a BOVESPA em conjunto com várias instituições criaram o ISE (INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL), o qual tem como objetivo avaliar de forma integrada diferentes aspectos da sustentabilidade, como elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros.

2. INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

O ISE (Índice de sustentabilidade empresarial) é um índice o qual mede o retorno total de uma carteira teórica por ações de empresas com real comprometimento de responsabilidade social e de sustentabilidade empresarial. Criado em 2005, é considerado um fator determinante na busca de um modelo de negócio que contribua com o desenvolvimento sustentável, promovendo dessa forma as boas práticas no meio empresarial.

O índice de sustentabilidade empresarial constitui-se em uma ferramenta para análise comparativa em relação ao comportamento das empresas que são comprometidas com o desenvolvimento sustentável, baseada na econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa, diferenciando assim aos termos de qualidade, compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desenvolvimento empresarial em relação às dimensões econômica- financeira social e ambiental.

As dimensões ambiental, social e econômico-financeira foram divididas em quatro conjuntos de critérios: a) políticas (indicadores de comprometimento); b) gestão (indicadores de programas, metas e monitoramento); c) desempenho; e d) cumprimento legal. No que se refere à dimensão ambiental, as empresas do setor financeiro respondem a um questionário diferenciado, e as demais empresas são dividas em “alto impacto” e “impacto moderado” (o questionário para elas é o mesmo, mas as ponderações são diferentes). O preenchimento do questionário – que tem apenas questões objetivas – é voluntário, e demonstra o comprometimento da empresa com as questões de sustentabilidade, consideradas cada vez mais importantes no mundo todo.

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS PARTICIPAREM DA ISE- BOVESPA

Na perspectiva das empresas, o valor de participar de iniciativas voluntárias em sustentabilidade é percebido por meio dos ganhos intangíveis que essas experiências proporcionam como reputação e compartilhamento de experiências na comunidade empresarial, ou por ganhos tangíveis, ainda pouco conhecidos, mas já abordados em estudos que consideram o valor de mercado, a relação entre de-sempenho financeiro e desempenho socioambiental ou reações do mercado financeiro às ações das companhias “mais sustentáveis”. Para os investidores, a sustentabilidade representa uma oportunidade, na medida em que o mercado de Investimento Sustentável e Responsável (ISR) segue sua trajetória de expansão e comprova a demanda por empresas cujas atividades possam se sustentar no longo prazo, com ganhos ambientais, sociais e econômicos.

O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Assim, o ISE busca diferenciar as empresas sob os aspectos da sustentabilidade, criando um am¬biente de investimento compatível com as demandas da sociedade contemporânea. Pode-se considerar uma empresa sustentável a que mantêm um esforço no sentido de atender o Triple Bottom Line (TBL), o qual se define como o conjunto das três perspectivas em que a empresa precisa atuar que são as pessoas, o ambiente e o lucro, também é conhecido como “os três pilares”, no sentido de obter sucesso econômico, ecológico e social. O conceito de TBL envolve a avaliação de elementos: ambientais sociais e econômico-financeiros de forma integrada.

As dimensões ambiental, social e econômico-financeira foram divididas em quatro conjuntos de critérios: a) políticas; b) gestão; c) desempenho; e d)cumprimento legal. O comprometimento da empresa com as questões de sustentabilidade, consideradas cada vez mais importantes no mundo todo.

2.2. INTEGRANTES DO ISE-BOVESPA

De acordo com A BM&FBOVESPA anunciou-se a oitava carteira do Índice Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 7 de janeiro de 2013 a 3 de janeiro de 2014, a mesma reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA, valor calculado em 26 de novembro de 2012. Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de Máquinas e Equipamentos/Motores, Compressores.

A BM&FBovespa informou ainda que 14 delas autorizaram a abertura das respostas do questionário de seleção: AES Eletropaulo, AES Tietê, Banco do Brasil, BicBanco, CCR, Cemig, Coelce, EDP, Eletrobrás, Light, Natura, Sul América, Vale e WEG.

As empresas que integram a carteira são: AES Tietê, Banco do Brasil, BicBanco, Bradesco, Braskem, BRF, Cemig, Cesp, Copasa, Copel, CPFL, Coelce, CCR, Duratex,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com