TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Monografias: SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOELMA DE MELO SILVA

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

GUARABIRA

2014

2

JOELMA DE MELO SILVA

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado à atividade interdisciplinar - individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Aos professores da Unopar

GUARABIRA

2014

3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................5

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL ..........................................................6

SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO ..................................................8

SUSTENTABILIDADE DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS.................9

2.3 – SUSTENTABILIDADE DE ÓRGÃOS PÚBLICOS....................................10

3 – ENTREVISTA .............................................................................................11

6 - CONCLUSÃO .............................................................................................13

7 - REFERÊNCIAS ...........................................................................................14

8 – ANEXOS .....................................................................................................15

4

1- INTRODUÇÃO:

Num contexto social as ações sustentáveis devem ser uma realidade nas empresas. Neste trabalho serão focadas informações sobre sustentabilidade empresarial nos setores do agronegócio, nas entidades sem fins lucrativos e em órgão públicos. Teremos fundamentações teóricas mostrando o quanto é importante para todos os seguimentos à sustentabilidade, como também pesquisa realizadas através de entrevistas com empresa que tem práticas de sustentabilidade empresarial, expondo o quando é difícil encontrar informações objetivas relacionadas ao tema exposto neste trabalho.

Um dos principais objetivos deste trabalho é mostrar que a sustentabilidade empresarial deve ser pautada no tripé de sustentabilidade, visto que uma empresa sustentável é uma empresa que atenda satisfatoriamente todas as necessidades advindas de todas as perspectivas socioambientais requerem uma maior visibilidade para os negócios da empresa.

Com a dimensão global sobre o conceito de sustentabilidade trouxe novos desafios para as ciências sociais, e contabilidade não deve se omitir e sim ser um agente propagador desta temática – SUSTETABILIDADE EMPRESARIAL. A Contabilidade acrescentou um novo desafio teórico e a responsabilidade de captar e divulgar adequadamente este tipo de informação, podendo-se identificar um novo marco conceptual a que já se chama Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável (Bebbington, 2001).

5

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O termo Sustentabilidade surgiu no começo da década de oitenta, sendo definido como capa de satisfazer as necessidades e não afetar ou reduzir as oportunidades das futuras gerações. Seria a organização de processos e ações permanentes, isto é, que não deixasse de existir com o passar do tempo pelo o esgotamento natural de recursos, mantendo um padrão estabelecido de qualidade (FISCHER, FEDATO, BELASCO,2011). Sustentabilidade tem um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Geralmente quando se fala em sustentabilidade, se tem uma ideia que sustentabilidade está diretamente relacionada ao meio ambiente, quando na verdade, não é apenas isto e sim que a mesma tem relação econômica, financeira e sociais. Segundo a Wikipédia (a enciclopédia livre) Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanecia, em certo nível, por um determinado prazo. No SEBRAE, a palavra sustentabilidade é resumida em uma frase que podemos tomar como o ponto de partida para qualquer trabalho ou estudo: “O desenvolvimento sustentável busca conciliar o desenvolvimento econômico com preservação ambiental para melhorar as condições de vida da população”.

Temos vários autores que conceituam sobre sustentabilidade, sendo que todos tem um senso comum que mostrar que para que exista sustentabilidade e fundamento o equilíbrio entres os aspectos que a envolve.

6

2.1 – SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Sustentabilidade Empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Nos últimos anos boa parte das empresas está se se preocupando com o meio ambiente e tem usado esta ação como uma estratégia. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social. Entretanto, para uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela tem que adotar atitudes éticas, práticas que visem o seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente, como também deve colaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com