TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Humana

Artigo: Saude Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  7.765 Palavras (32 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 32

SAÚDE HUMANA – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O CURPO HUMANO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente criticamente sobre a importância do tema “saúde humana” para a formação do professor pedagogo.

R= Contribuir para que o aluno possa avançar em seus conhecimentos sobre mundo, da relação existente entre homem e natureza e seu papel como agente de transformação, conhecer o ambiente que vive para desenvolver capacidades de entrelaçamento entre as diferentes áreas do conhecimento partindo do seu meio para o todo, com o auxílio imprescindível do professor no que diz respeito ao envolvimento das crianças no processo de investigação elevando-os às novas descobertas.

Na medida em que a criança consegue fazer relação entre os conhecimentos vivenciados no dia-a-dia, com os assuntos trabalhados em sala de aula, despertando seu interesse em buscar respostas para suas indagações.

2. De acordo com os noticiários, apresente uma doença epidêmica que atualmente tem alta incidência na população da nossa região. Descreva detalhadamente qual o sistema envolvido, a forma de contágio, os principais sintomas e o tratamento.

R=A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti. Esse mosquito transmissor dadengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.

Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada de febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.

Os sintomas da dengue são:

-Febre alta;

-Dores de cabeça;

-Dores nos músculos e nas articulações;

-Dores na barriga;

-Dor nos olhos;

-Indisposição;

-Enjoos;

-Vômitos;

-Falta de apetite;

-Manchas vermelhas na pele.

Para descobrir se a pessoa está ou não contaminada pelo vírus da dengue, o médico se baseia na história do paciente e pede exames de sangue para verificar se há anticorpos que combatem o vírus causador da dengue, se houver, é porque a pessoa está com a doença.

Não há um remédio próprio para curar a doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve. É muito importante que a pessoa contaminada com o vírus da dengue não faça uso de medicamentos à base de AAS (ácido acetil salicílico), pois podem provocar sangramento.

Para que o mosquito da dengue não transmita essa doença para ninguém é preciso fazer a prevenção, e a melhor forma de nos prevenirmos contra adengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti.

Para combater o mosquito da dengue não podemos deixar água parada em qualquer tipo de recipiente, pois é na água limpa e parada que as fêmeas do mosquito colocam seus ovos, principalmente em época de chuva. Algumas pessoas colocam borra de café, sal de cozinha e água sanitária em alguns recipientes que acumulam água para combaterem o mosquito da dengue.

Quem pensa que o mosquito da dengue só aparece na estação chuvosa está muito enganado. Os ovos do mosquito da dengue resistem mais de um ano sem sofrerem nenhum dano. Isso é muito vantajoso para o mosquito, pois seus ovos sobrevivem até que as chuvas propiciem as condições para que o ovo se quebre e comece o seu desenvolvimento.

2. Com base na leitura do texto “Níveis de organização do corpo humano” ou informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet, elabore um texto, explicando os níveis de organização do corpo humano (célula – tecido – órgão – sistema – organismo).

R= O corpo humano

A célula é a menor unidade do corpo humano é por ela que tudo se começa, o corpo humano é inteiramente formado por células, também se pode dizer que a menor disfunção em uma dessas células pode ser responsável por uma doença.

O conjunto dessas células, que têm as mesmas características, formam os tecidos que podem, por exemplo, ser tecido adiposo, que tem como capacidade o armazenamento de gordura, ao longo do nosso corpo há vários tipos de tecido, com as mais variadas funcionalidades.

Estes tecidos, quando em conjuntos e também com a mesma característica formam os órgãos de nosso corpo, estes que não funcionam sozinhos sempre um dependendo do outro, formando o então sistema. Que pode ser sistema muscular, nervoso, sistema circulatório e entre outro. Os conjuntos desses sistemas é que formam o organismo, ou o ser humano.

4. Analise a figura abaixo. Com base na leitura do texto “Sistema Digestório” ou outras pesquisas, elabore um texto, explicando o caminho percorrido pelo alimento ao chegar à boca.

R=

Sistema digestorio

O processo do Sistema Digestório inicia-se pela boca, onde os dentes irão triturar o alimento, com a ajuda da língua e glândulas salivais. Após este processo o alimento desce pela faringe e esôfago, este é uma espécie de tampa que impede que o alimento retorne, até chegar ao estomago. No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com