TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Publica Sorocaba

Trabalho Universitário: Segurança Publica Sorocaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  4.312 Palavras (18 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 18

1 O planejamento do PAP (Plano de Ação Profissional) do 1°semestre/2013 de Gestão Pública foi elaborado pelos professores: Paula Trottmann, Sibelly Resch e Victor Corrêa.

O Plano de Ação Profissional deve considerar os fundamentos dos conteúdos dos módulos, mais a realidade vivida por vocês em suas comunidades e municípios ou CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO DO PAP 1° SEMESTRE 2013

2

distritos, aferidas nas diversas interações propostas para os trabalhos. Tais propostas combinarão o fazer individual e o fazer coletivo e estarão de acordo com os princípios curriculares da multi, inter e transdisciplinaridade dos processos de aprendizagem, bem como com os princípios da avaliação d@s estudantes: a visibilidade de atitudes ético-profissionais inferidas das leituras e interações didático-pedagógicas; a demonstração de habilidades na realização de escolhas, tomadas de decisão e aprofundamento de leituras de mundo e suas linguagens; a construção de projetos sobre a res publica e suas perspectivas de criação, recriação e transformação da realidade social.

7

Você deverá escolher, juntamente com o seu grupo, um município, distrito ou uma região para realizar a pesquisa proposta pelo PAP. Pense em um município, distrito ou região que seja acessível a você e seus colegas de grupo, ou seja, que vocês tenham a possibilidade de realizar chamadas telefônicas, conversar e entrevistar seus habitantes e com o qual já tenham certa familiaridade. Isso será extremamente importante para que você e seu grupo consigam reunir as informações necessárias para o desenvolvimento deste PAP.

Pesquisa documental

Conhecendo melhor o tema e tendo escolhido o município, distrito ou região a ser pesquisada, você e seu grupo deverão, então, conhecer melhor esse local e, sobretudo, quais são as suas ações na área da segurança. Assim, vocês pesquisarão notícias, publicações, ações e legislação pertinentes às políticas públicas de segurança que são desenvolvidas pelo local que você escolheu para sua pesquisa, ou, conjuntamente ou individualmente por cada uma dos municípios de uma região4. Nos planejamentos semanais indicaremos que documentos pesquisar, onde pesquisá-los e outras informações importantes para realizar uma boa pesquisa documental.

4. Registro por fotos

Nesse semestre propomos a criação de uma imagem que retrate o tema da segurança pública através de uma foto. A proposta não é retratar situações reais, como por exemplo fotografar um atropelamento, mas sim que vocês possam criar uma imagem que retrate o sentimento de segurança/ insegurança. A foto terá que ser de autoria do grupo, ou seja, não aceitaremos fotos/ imagens da internet. No decorrer do semestre, alguns exemplos dessa proposta serão comentados.

Além da foto que o grupo enviará sobre o tema, também queremos uma ou duas fotos do grupo em ação.

ATENÇÃO: Não deixe de incluir no final do trabalho as Referências Bibliográficas que você utilizou para o desenvolvimento deste PAP. Esse item é fundamental e obrigatório, uma vez que precisamos – obrigatoriamente – mencionar todas as fontes consultadas e utilizadas na redação do texto. É necessário seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte o manual de referências disponível no site da biblioteca da Universidade Metodista de São Paulo.

IMPORTANTE: Outro ponto importante no trabalho é não se esquecer de colocar o título, o resumo e as palavras chave, que devem ser feitos após a finalização do trabalho. Você deverá escolher um título que transmita fielmente a proposta do trabalho, elaborar um resumo (de até 150 palavras) que permita ao leitor compreender brevemente todos os elementos contidos no trabalho (qual proposta, como foi feita, quais resultados, quais conclusões, etc.) e elencar três palavras chave que possam destacar os principais temas abordados no trabalho.

JUSTIFICATIVA

Com o aumento do índice da criminalidade, tornam-se indispensável à revisão quanto ao planejamento da segurança pública no município, os fatores sócio-econômicos: aumento populacional, desemprego, falta de infraestrutura básica nos locais onde propiciam o agir criminoso, como iluminação nas vias de acesso, onde podemos observar comunidades desoladas e abandonadas pelo estado à mercê de sua própria sorte. O homem é o produto do meio em que vive, construído através de suas relações sociais.

O homem muitas vezes se torna produto do meio em que vive, construído através de suas relações sociais. Parte adaptada “Não podemos fazer tal afirmação”.

OBJETIVOS

Orientar gestores quanto ao planejamento, execução e redirecionamento das ações dos sistemas de segurança pública, contribuindo para uma melhor distribuição dos recursos materiais e humanos; propiciando conhecimento à população e a outros órgãos governamentais e não-governamentais quanto à situação da segurança pública no município, auxiliando suas participações efetivas na gestão e execução das ações. Dar uma melhorada

A CARÊNCIA DE TÉCNICAS POLICIAIS INOVADORAS

Quais são as técnicas policiais de prevenção: quanto mais visível possível melhor? O que avançou em termos de técnicas de prevenção na polícia ostensiva? Avançou muito pouco, a polícia não está preparada, organizada. Outra discussão é a falta de democratização da polícia, pois ela não entrou nesse processo de democratização, se fechou e não funciona.

Poucos policiais dominam as tecnologias de informação mais sofisticadas e necessárias, como o georreferenciamento, o cruzamento de dados. O caso da digitalização das impressões digitais é exemplar: hoje, para procurar um criminoso, a polícia precisa consultar milhares de fichas. No ano passado começou o processo de digitalização, ou seja, já têm em torno de 50 ou 100 mil pessoas que passaram pela polícia e agora, por meio da consulta no terminal, é possível saber, pela impressão digital, a situação policial e criminal da pessoa. Nossos controles são ainda muito rudimentares; é um processo caótico e precisa de grande investimento.

Quando acontece um crime, a força policial precisa estar completa no local: perito, investigador e policiamento ostensivo para fazer o isolamento do local. Isso não se verifica no Brasil, além de freqüentemente ocorrerem brigas corporativas nesses locais. A técnica da perícia é muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com