TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Cite e comente uma exigência relativa ao empregador disposta na Norma Regulamentadora NR-1.

Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.

  1. Cite e comente uma exigência relativa ao empregado disposta na NR-1.

Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras – NR.

  1. Conceitue INTERDIÇÃO de acordo com a Norma Regulamentadora NR3 e cite DOIS exemplos.

A interdição implica a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. Exemplos: interdição de uma máquina por falta de proteção na mesma, aterramento por exemplo. Paralisação parcial de uma obra por falta do uso de EPI.

  1. Conceitue EMBARGO, de acordo com a Norma Regulamentadora NR3 e cite DOIS exemplos.

O embargo implica a paralisação total ou parcial de uma obra. Exemplos: Paralisar as atividades no 6ª pavimento de um prédio em construção, por não apresentar proteção nas periferias da laje contra quedas de trabalhadores e materiais. Embargo total de uma obra onde não se oferece proteção para trabalho em alturas, onde a montagem de andaimes não é bem feita causando grave e eminente risco aos trabalhadores.

  1. Dê exemplo de duas atividades ou operações com exposição a agentes físicos.

Trabalho sob condições hiperbáricas, minas e etc. Umidade — atividade ou operação executada em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capaz de produzir danos à saúde dos trabalhadores, esgotos.

  1. Dê exemplos de duas atividades ou operações com exposição a agentes químicos.

Fabricação de compostos de chumbo, carbonato, e outros. Produção de produtos parasiticidas, inseticidas e raticidas contendo compostos de arsênico.

  1. Dê exemplos de duas atividades ou operações com exposição a agentes biológicos.

Lixo urbano (coleta e industrialização). Contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos.

  1. Dê exemplos de duas atividades ou operações com exposição a riscos ergonômicos.

Atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia. Atividades de processamento eletrônico de dados.

  1. Dê exemplos de duas atividades ou operações com exposição a riscos de acidentes.

Espaço confinado, volume fechado por paredes e obstruções, apresenta dificuldades para movimentação de pessoas, ações de resgate, embarcações. Obras, trabalhadores expostos a animais peçonhentos.

  1. Descreva um acidente do trabalho, a sua causa e a medida de proteção que poderia tê-lo evitado.

Um empregado andando rapidamente para desempenhar suas atividades em um determinado pavimento do seu local de trabalho e acaba sofrendo uma queda e machucando sua coluna em decorrência de um piso molhado. Por falta de placas ou sinalizações que indicassem ali que aquele local precisava de determinada atenção pelas suas condições. Uma medida preventiva seria a sinalização adequada daquela área, indicando que o piso estaria molhado e poderia causar escorregões, riscos a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com