TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Temático II

Trabalho Universitário: Seminário Temático II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CAMPUS CATALÃO

O MÉTODO DE ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA DE PESQUISA DA REALIDADE TURÍSTICA DE SÃO SIMÃO-GO.

CLAYTON OLIVEIRA

clay2303@hotmail.com

DANILO GONÇALVES DE MELO

danilim_1987@hotmail.com

GLENEA BRITO COSTA

glenealinda@hotmail.com

JANAINA ROSA DE SOUZA

jana_souza1984@hotmail.com

ROBERTO CARDOSO

robfurnas@gmail.com

SÃO SIMÃO, JUNHO DE 2014

RESUMO

São Simão é uma pequena cidade do interior de Goiás, localizado a 363 quilômetros de Goiânia, no extremo sudoeste goiano, reconhecida a nível regional, estadual e federal como cidade turística, privilegiada por paisagens naturais e culturais, sendo a Praia Artificial do Lago Azul a principal atração turística do município, além das cataratas de Itaguaçu e pousada da Ilha. Diante destes fatos, este projeto tem por finalidade apresentar uma breve análise sobre a realidade do turismo na cidade de São Simão GO, abordando as principais forças, ameaças, oportunidades e fraquezas dentro da proposta de análise Swot.

Palavras Chave: São Simão, turismo, análise Swot.

ABSTRACT

São Simão is a small town in the interior of Goiás, located 363 km from Goiânia, Goiás in the extreme southwest, recognized at regional, state and federal level as a tourist city, privileged by natural and cultural landscapes, with an Artificial Beach at Blue Lagoon main tourist attraction of the city beyond the cataracts Itaguaçu and hostel Island. Given these facts, this project aims to present a brief analysis of the reality of tourism in the city of São Simão GO, addressing key strengths, threats, opportunities and weaknesses within the proposed Swot analysis.

Keywords: São Simão, tourism, Swot analysis.

INTRODUÇÃO

O município de São Simão é um dos principais centros turísticos do Estado de Goiás, localizado a 365 quilômetros de Goiânia a capital do Estado, no extremo sudoeste goiano, às margens do Rio Paranaíba, divisa com Minas Gerais, contando com uma população superior a 17 mil habitantes conforme dados do senso 2010 IBGE. Com a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig em 1975, formou-se um lago com águas azuis, fazendo assim com que o turismo nesta cidade se inicie no princípio dos anos 90 a partir da construção de uma das principais atrações turísticas do município, a Praia Artificial do Lago Azul a partir da represamento das águas do Rio Paranaíba, o qual ocupa uma área de 674 km², com um volume de 17 bilhões de m³ de água, formando várias ilhas e praias. Um extraordinário potencial de turismo que São Simão oferece à sociedade e aos empresários que queiram investir na indústria que mais cresce no País - a do turismo. A partir deste represamento e, vendo a possibilidade da utilização do lago formado para a exploração turística, o município passou a investir em infraestrutura turística, criando eventos e atraindo cada vez mais milhares de turistas, que passaram a procurar a cidade no feriado de carnaval, e posteriormente Semana Santa, mostrando assim que havia sim a possibilidade de ampliação na exploração da área no turismo causando assim a criação de um calendário de eventos e a inserção de outras modalidades de eventos como estratégia para atrair cada vez mais novos turistas, na expectativa de ampliação e fomentação da economia local.

Com um quilometro de extensão a praia do Lago Azul oferece aos turistas completa infraestrutura. O lugar é ideal para a prática de esportes náuticos. Outro cartão postal da cidade são as Cataratas de Itaguaçu, distrito de São Simão, que também fazem parte do roteiro turístico do município. Mas não são apenas as belezas naturais que atraem os turistas. O calendário de eventos também é um forte atrativo, tanto que, São Simão é conhecida como a cidade do carnaval.

Outro evento que também atrai um grande número de turistas é o festival gastronômico que é realizado nos feriados da Semana Santa e já se tornou tradição na cidade. E não para por aí, tem ainda o torneio de pesca esportiva e também o aniversário da cidade que é comemorado em grande estilo.

O fácil acesso ao município é um dos fatores que contribuem para o fortalecimento do turismo. São Simão está ligado a várias partes do Brasil através das rodovias: BR-364 que faz ligação com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a BR-365, que liga São Simão ao Triângulo Mineiro e São Paulo e ainda a rodovia estadual GO-164, que faz a interligação com Quirinópolis, Rio Verde e Goiânia.

Mas não é só o turismo que impulsiona a economia de São Simão. Outros fatores também geram desenvolvimento para a cidade e um deles é o fato do município ser o início do caminho do Brasil ao Mercosul, através da hidrovia Paranaíba – Tiete – Paraná. O Rio Paranaíba é a principal via de escoamento de produtos agrícolas, que partem dos portos privados de São Simão, fazendo do município o maior polo graneleiro do país e a principal porta de entrada e saída de mercadorias da região Centro-Oeste para as regiões sul e sudeste e países do Cone Sul e Europa.

Outro ponto importante são as obras para a construção da Ferrovia Norte Sul que estão apenas começando, mas a expectativa, tanto das autoridades quanto dos empresários da cidade, é grande. Todos já se preparam para um boom de desenvolvimento. Além de receber um trecho da ferrovia, SãoSimão ainda abrigará um dos três pátios de integração multimodal de Goiás do ramal Sudoeste, ampliando muito mais as possibilidades de desenvolvimento do município. Todos esses fatores, além de contribuir com o desenvolvimento da cidade, ainda tem aumentado o número de empregos e geradouma super valorização dos imóveis.

Desta forma, o turismo passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com