TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serv. Social

Artigos Científicos: Serv. Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

A análise do Movimento de Reconceituação do Serviço Social remete

à compreensão do processo de construção crítica da profissão frente às questões sociais básicas que afligem as camadas sociais menos privilegiadas e sua relação com o sistema excludente mantido pelo Estado.

A reformulação das bases teóricas do Serviço Social tradicional decorrente do novo contexto social exigia novas práticas por parte dos assistentes sociais. Fez-se necessária uma revisão teórico-metodológica das práticas profissionais.

O movimento de reconceituação envolveu reelaborações por um grande numero de profissionais na busca de fundamentos, de novos, conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento. O Serviço Social posteriormente ao desenvolvimentismo difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social, no sentido de reformulações teóricas e práticas, seja operacionalização da nova proposta, á luz de posicionamentos ideológicos o que é uma conquista que surgiu com o movimento de reconceituação. A fase da reconceituação foi marcada por analises criticas ao Serviço Social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam diferentes fases, provocando rupturas e reclamando novas abordagens.

No Brasil, o movimento de reconceituação do serviço social ocorreu de forma aberta a partir dos anos 1980, porém, seus antecedentes históricos são decisivos no processo de renovação da profissão.

Formou-se um cenário de preservação da subalternidade profissional, para que os assistentes sociais atendessem às demandas do Estado sem questionamentos, monitorassem e reprimissem manifestações profissionais que viessem contra os interesses ditatoriais desenvolvimentistas. No entanto, tal prática tradicional se mostrou insuficiente para atender as demandas da sociedade e do próprio mercado de trabalho (expansão industrial), exigindo que o Assistente Social se renovasse para atender às novas expectativas demandadas. É nesse sentido que surge como uma luz modernizadora a inserção do Serviço Social nas universidades e os Documentos de Araxá, Teresópolis e de Belo Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com