TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviçi Soçial

Trabalho Escolar: Serviçi Soçial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

tões para Aspectos Culturais

1.Qual a importância da cultura no período da ditadura ?

R. A cultura foi o caminho utilizado pelos artistas, que através das mais variadas expressões de artes denunciavam as atrocidades que ocorriam no período da ditadura, em que a liberdade era cerceada e os direitos dos cidadãos suprimidos.

2.Fale sobre a cultura de resistência artística.

R. A cultura de resistência ou resistência artística foi a forma encontrada pelos intelectuais, jornalistas, estudantes, cantores, compositores,etc que se opunham ao sistema ditatorial e à dura repressão cultural, principalmente após a publicação do AI5 que dava poderes totais e irrestritos ao governo, exilando todos os que se opunham.

A resistência artística, assim como a censura tiveram diferentes fases durante o regime militar. Com relativa liberdade de expressão nos primeiros anos pós golpe. Porém em 1968, com o endurecimento do mesmo, a resistência passou a viver momentos extremamente difícies, com o controle de tudo que seria publicado, revistas, jornais, etc. A produção cultural de contestação focava nos grandes temas ideológicos da esquerda, levantando a bandeira da Reforma Agrária e justiça Social.

3. Qual a importância do movimento hippe no período da ditadura ?

R. A importância se deu não apenas pela grande influência, especialmente entre os jovens, mas principalmente, pela quebra de paradigmas, a negação ao estilo tradicional de vida e a indignação com as injustiças e desigualdades, pregando a paz e o amor ao invés da guerra e da força.

4. Quais ferramentas eram utilizadas para contestar a ditadura ?

R. A arte era usada como instrumento de contestação política. Muitos foram os caminhos apontados, como a atuação do Centro Popular Cultural da UNE, os festivais de músicas do final da década de 60, que revelaram grandes nomes como Geraldo Vandré, Chico Buarque de Holanda, Elis Regina. O cinema que traz para as telas a miséria de um povo sem direitos pelo trabalho de Cacá Diegues e Glauber Rocha. No teatro, grupos como o Oficina e a Arena que denunciavam a situação do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com