TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social E Trabalho Na Sociedade Contemporânea

Casos: Serviço Social E Trabalho Na Sociedade Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 5

Serviço Social e Trabalho na sociedade contemporânea

Poliana Souza da Silva¹

Marcela Mary Jose da Silva²

Resumo

O presente artigo consiste em discutir a prática profissional do assistente social cujas orientações teóricas, técnicas e éticas adotadas objetiva intervir nas questão social brasileira visando sua transformação social. Apontar as possibilidades de intervenção do assistente social que se pauta nos elementos constitutivos do processo de trabalho e na mediação para orientar sua intervenção profissional. Promover profissionais comprometidos com a emancipação humana e uma sociedade igualitária.

Palavra chave: Serviço Social, Trabalho, Projeto Ético-Político

Serviço Social e Trabalho na sociedade contemporânea

As transformações societárias ocorridas nas últimas décadas trouxeram novos desafios para o profissional de Serviço Social, exigindo uma formação consistente em uma competência teórica, prática e metodológica vinculada a um compromisso sociopolítico. É nesse contexto que o Código de Ética Profissional em vigor, encontra-se norteando a ação profissional, impulsionada com o projeto ético político de modo que o fazer profissional esteja voltado para superação da alienação e do conservadorismo.

Nesta perspectiva a capacitação e qualificação é um processo contínuo dos assistentes sociais, para melhor aperfeiçoamento do exercício profissional. Especializando profissionais para o enfrentamento da questão social, objeto de trabalho do serviço social e redefinindo estratégias para novas demandas do mercado de trabalho.

O Assistente Social, ao intervir nas mais variadas expressões da questão sociais, expressa a partir de sua prática um posicionamento ético, político e técnico, orientado pelos princípios e valores do projeto ético-político.

Cabe aqui registar que o projeto ético-político profissional tem algumas definições. Segundo José Paulo Netto:

Os projetos Profissionais [inclusive o projeto ético-político do Serviço Social] apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos ( teóricos, institucionais e prático) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as balizas da sua relação com os usuários de seus serviços, com outras profissões e com as organizações e instituições sociais, privadas e públicas [...] (1999, p.95).

A relação entre trabalho e a prática do Serviço Social, consolida nas diretrizes curriculares de 1996, trouxe a consideração da profissionalização em Serviço Social com uma especialização do trabalho e sua prática como concretização de um processo de trabalho que tem como objetivo de intervenção nas múltiplas expressões da questão social. O desenvolvimento teórico-prático da profissão, mostra a importância avanços em pesquisas na área de Serviço Social, consequentemente houve uma restruturação curricular.

Portanto, é preciso analisar e compreender a realidade da sociedade, para isso o profissional deve está engajado em embasamento teórico, cuja sua prática exige pensar de na realidade de forma crítica, nessa concepção Iamamoto afirma que:

Orientar o trabalho profissional no rumo aludido requisita um profissional culto e atento ás possibilidades descortinadas pelo mundo contemporâneo, capaz de formular, avaliar e recriar propostas ao nível das políticas sociais e da organização das forças da sociedade civil. Um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com