TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do Serviço Social na Sociedade Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: O papel do Serviço Social na Sociedade Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução: Nosso trabalho é sobre a relação do Serviço Social na Contemporaneidade e suas mudanças que nela ocorreram desde a década de seu surgimento na década de 1930 até os dias atuais. O objetivo do trabalho é mostrar que de fato algumas coisas mudaram em relação do Serviço Social perante a população que mais dela o necessita nas questões sociais. Realizamos pesquisas em livros, sites e revistas e debate entre o grupo. Nosso trabalho falará e nos dará clareza do papel do Serviço Social na Sociedade Brasileira.

A política de Assistência Social é instituída no Brasil a partir dos anos de 1930, para controlar as mazelas da questão social com uma caridade e benemerência no entanto foi necessária uma mão-de-obra qualificada para assumir essa política, resultando no engajamento de grande parcela de profissionais do Serviço Social brasileiro.

Para dar ênfase ao trabalho iremos começar a falar nos anos de 1960, mas precisamente 1964, ocorre um golpe militar no Brasil, colocando um fim no Estado de desenvolvimento que havia. O regime vai estar a favor do capital estrangeiro, pois já havia uma certa preocupação da sociedade conservadora com o “ Estado Desenvolvista” pois houve um favorecimento da organização da sociedade como Movimentos Sociais, Organizações Populares, Organização dos Trabalhadores dos Movimentos Estudantil em que a classe conservadora na época entre eles o empresariado, os militares, os banqueiros e até mesmo a Igreja Católica temiam por uma direção ao Socialismo.

Nesse momento o Serviço Social na execução de politicas sociais, na orientação do trabalho em grupo e a comunidade começam a questionar a sua prática conservadora e a ação em favorecimento ao Estado, INICINANDO O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO, o movimento tem seu 1º encontro em Porto Alegre em 1965 e depois um seminário em 1967 em Araxá MG. O movimento no Brasil sofre grande influência dos Movimento de Reconceituação Latino Americano. A Reconceituação tem como proposta a ruptura com o Serviço Social Tradicional ( Faleiros, 1987: p.51 ).

Em 1970 acontece um Seminário em Teresópolis-RJ organizado pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais ( CBCISS ) o encontro baseou-se ainda, nas teorias positivistas uma racionalidade calculista, sobrepondo calcúlos e benefícios, atuação do profissional será ainda alicerçada numa ação “ remodernizadora” dessas teorias positivistas.

Em 1978, acontece o encontro de Sumaré SP com mesmo propósitos dos encontros anteriores, elabora-se um documento de um Serviço Social que visa mas o conhecimento das perspectivas humanas, que visa á compreensão do individuo e sua família.

Os encontros que aconteceram no Brasil até 1978 não estabelece nenhuma ruptura com o Serviço Social tradicional e positivista, há informações de pesquisadores de um Serviço Social “ neopositivista”

Em 1979 ocorre o III Congresso Brasileiro de Serviço Social em que a mesa era representada por trabalhadores e pelos movimentos representativos da sociedade em substituição a oficias de governo.

A Assistência Social até finais dos anos 1980 se caracterizará como uma política de governo e não como uma política pública de Estado.

Somente nos anos de 1980 o Serviço Social Brasileiro assistiu o desenvolvimento de uma perspectiva crítica tanto teórica quanto prática, que se constitui a partir do espirito próprio da Reconceituação” ( Netto, 2005: p, 17 ). O Serviço Social crítico com interlocução efetiva com as obras de Marx se inicia com Marilda Iamamoto em 1982.

O reconhecimento da Assistência Social como política pública e social só acontece com a aprovação da Constituição Federal de 1988

Os anos de 1980 e 1990 são anos de maturação e aperfeiçoamento do Serviço Social brasileiro em que rompe com o Serviço Social tradicional e conservador.

Os Assistentes Sociais vem contribuindo muito para uma construção de direito e da cidadania ao longo dos anos, no qual é desafiado a compreender e intervir nas novas configurações e manifestações da questão social que vem com a precarização do trabalho e a penalização dos trabalhadores na sociedade contemporânea, através de algumas leis existentes ele poderá através de suas políticas sociais, intervir e garantir os direitos.

Mudanças no mercado profissional de trabalho

Estado deixa de prestar serviços sociais públicos

Transferência das sequelas sociais para a sociedade gera alterações no mercado de trabalho.

Há uma filantropia do grande capital, principalmente dos setores privatizados

Estado não detém ou encobre ampliação da pobreza que no mundo contemporâneo atinge níveis altíssimos nas questões sociais.

Mercador de trabalho necessita ser mais qualificado.

Estado afeta diretamente as condições de trabalho do Serviço Social que tem no estado seu maior empregador.

Mão de obra barata no Brasil em relações a outros países.

O governo afeta diretamente os direitos sociais do trabalho já consolidados.

Alteração no mercado de trabalho para os Assistentes Sociais.

Ampliação na contratação dos Assistente Social pelas empresas para parceria e cooperação para valorização do trabalhador, para assegurar qualidade do produto necessária adesão do trabalhador para ter maior produtividade e competividade.

Desencadeia redução posto de trabalho, perda de direitos sociais diferenças de contrato de emprego numa mesma empresa.

Constituição 1988 algumas conquistas institui Conselhos de Politicas e de direitos.

Possibilidades novas de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com