TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço de Apoio à Comunidade e aos Migrantes

Por:   •  13/9/2017  •  Artigo  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

Serviço de Apoio à Comunidade e aos  Migrantes

                                                                                                                     

Missão

O ____________________ tem como missão promover sustentadamente, a cidadania e a qualidade de vida, através da prevenção, formação, reabilitação e inclusão do individuo         que se encontra em situação de vulnerabilidade ou não, através da mobilização de um conjunto diferenciado de serviços, com intervenções, equipamentos e  respostas sociais existentes de qualidade.

Visão: O espaço________________ ambiciona tornar-se uma referência de excelência, socialmente reconhecida pela inovação dos seus serviços e pelas suas intervenções integradas, assumindo-se como um parceiro estratégico das famílias e para os serviços comunitários, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Valores

  • Ética
  • Inovação
  • Solidariedade
  • Excelência
  • Justiça e Equidade Social
  • Cooperação

O Centro                                  , pretende ser uma instituição proactiva e interventiva na malha social concelhia, com campos de actuação distintos. Cada vez mais as mudanças sociais exigem o ajustamento e adaptação dos equipamentos sociais existentes, impondo a criação de novas respostas e de uma maior sensibilidade social. Este Centro pretende dar respostas às necessidades existentes a nível concelhio no que respeita à intervenção familiar.

Fundamentação:

- Prestar ajuda técnica com carácter educativo, social, formativo a indivíduos e grupos, visando desenvolver competências e melhorar as suas condições de vida, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos seus beneficiários.

Objectivo:

Fomentar o fortalecimento da resiliência familiar através de um conjunto de actividade/acções promotoras das competências familiares e parentais, bem como de competências de vida nas crianças. Este ______________pretende integrar um conjunto de serviços que apoiem directamente e indirectamente as famílias do concelho de Loulé. Através de uma intervenção integrada e complementar assente nos pilares essenciais de uma perspectiva metódica dos núcleos familiares. (que sustenta a sobrevivência destes núcleos através da interacção com outros sistemas sociais e políticos). Considerando as necessidades concelhias, eleva-se a precisão de se efectivar um conjunto de respostas diferenciadas e articuladas com os diferentes sistemas de vida nos quais os elementos da família sobretudo as crianças estão inseridas, constatando-se a necessidade de intervir em contexto familiar e escolar. O Centro_____________________ visa qualificar as famílias através da aquisição e reforço das competências pessoais, parentais e sociais nas várias dimensões em que ocorre a vida familiar, abarcando diferentes níveis de intervenção a nível psicossocial e pedagógico, de acordo com as diferentes características e necessidades exibidas pelas várias famílias. O Centro …………..procura intervir de modo a preservar a família.

No que respeita à metodologia de intervenção o campo de actuação deverá ter em linha de conta, 2 modalidades de intervenção

  • Intervenção em Crise (actuação em casos de risco social acrescido ou em situações familiares de complexidade elevada, que exigem um acompanhamento de proximidade)

  • Intervenção Genérica (actuação em todas as situações, sendo uma intervenção operada, de cariz informativo e preventivo, destinando-se a famílias que exibam um risco social menor.

Estes dois modelos interventivos podem ser concertados, quer se verifique o agravamento das situações familiares, podendo também se passar de uma intervenção de crise para uma intervenção genérica. O ------------ pretende reforçar/reunificar enquanto respostas social os laços existentes a nível familiar, social.

Objectivos Gerais:

  • Prevenir e reduzir comportamentos de risco e de exclusão social,
  • Promover a qualificação dos contextos familiares, através da criação de novos espaços de apoio, orientação, diálogo e partilha,
  • Estimular o desenvolvimento socio emocional das famílias treinando e promovendo as competências inerentes à parentalidade, contribuindo para a autonomia familiar e individual dos seus elementos.
  • Promover a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e das suas famílias,
  • Prevenir as situações de risco mediante a promoção de uma parentalidade positiva;
  • Qualidade das interacções das famílias;
  • Facilitar os processos inclusão/integração social ajudando-as a identificar recursos comunitários e formas de acesso;
  • Desenvolver e fomentar rotinas familiares ajustadas à satisfação das necessidades básicas;

Intervenção Familiar Integrada

          Sessões de Aconselhamento Parental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com