TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Sudoeste Paulista – FSP

Instituição Chaddad de Ensino Ltda.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 

ELTON RODRIGUES DA SILVA

EVELYN DIOGO BRISOLA

TATIANE CARINE DE MEDEIROS

Avaré – SP

2016

Faculdade Sudoeste Paulista – FSP

Instituição Chaddad de Ensino Ltda.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

ELTON RODRIGUES DA SILVA

EVELYN BRIZOLA

TATIANE CARINE DE MEDEIROS

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, da Faculdade Sudoeste Paulista, para disciplina de Sistema Único da Assistência Social – SUAS, professor Vitor Guerra.

Avaré – SP

2016

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

São os serviços realizados em grupo, a partir de percursos garantindo aquisições aos usuários, complementando o serviço social e prevenindo situações de risco social. Situações que estimula, orienta as pessoas a reconstrução e vivências pessoais e coletivas na família e no território. Fortalecendo vínculos familiares e sociais, desenvolvendo a capacidade e a potencialidade, visando o alcance de objetivos.

OBJETIVOS GERAIS

Complementar o trabalho familiar prevenindo riscos; assegurando direitos das crianças, adolescentes, jovens e idosos; acesso a serviços socioassistenciais; educação, saúde e lazer; oportunidade a informações; favorecimento de atividades interativas com trocas de experiências e fortalecimento familiar.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS

O foco é o desenvolvimento de atividades com crianças, família e comunidade, fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. Ressalta os direitos das crianças, na concepção de brincar, da vivência lúdica, inocente e de sua proteção. Desenvolver atividades com crianças deficientes e em grupos familiares. Buscando desenvolver atividades de socialização e interação com o meio. As famílias com crianças especiais incluem ações que envolva grupos e organizações comunitárias, visando à inclusão social e soluções para os problemas.

CRIANÇAS DE ATÉ 6 ANOS, EM ESPECIAL

Crianças com deficiência; crianças com famílias em programas de renda; crianças em programa de proteção social; programa de erradicação; crianças em precariedade e crianças em situações de fragilização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS DE ATÉ 6 ANOS

Proteção e fortalecimento vínculos familiares; socialização; interação com crianças da mesma faixa etária; valorizar cultura; estimular recursos para crianças com deficiência; criar espaço de proteção à criança.

Exemplo:

Butiatuvinha-PR

No CRAS Butiatuvinha temos um grupo de SCFV que se chama "Cuidar e Brincar" onde atendemos famílias e crianças semanalmente com objetivo de garantir aquisições progressivas e prevenir a ocorrência de situações de risco social, além de proporcionar a convivência e a socialização através de atividades lúdicas, informativas e dinâmicas.

Mucambo-Ceara

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 0 a 6 anos PROJETO GIRASSOL.

Durante toda a semana acontece o projeto GIRASSOL para crianças de 0 a 6 anos de idade, tem como objetivo principal a proteção básica e fortalecer vínculos entre os cuidadores e/ou pais e as crianças. O serviço nesse mês conta com a programação em que é discutido em formato de oficinas acompanhado dos pais e cuidadores os temas: Porque proteger e cuidar? Quando começar a proteger e cuidar? Quem cuida de quem nessa família? Quando o tempo é curto para o cuidado? Uma família cuidadora; Cuidando de crianças, Cuidando da alimentação e higiene da criança, Cuidado quando os pequeninos ficam doentes, Cuidando dos direitos da criança. Esses temas são direcionados por profissionais do CRAS e convidados.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS

O foco é a constituição de espaço de convivência, formação, cidadania, desenvolvimento da autonomia das crianças e dos adolescentes de acordo com sua faixa etária. As intervenções devem ser lúdicas, culturais, esportivas, interativas, aprendizagem, socialização e proteção social. Incluindo crianças e adolescentes com deficiência, retiradas de local de violência, submetidas a trabalho infantil, isoladas, violadas de seus direitos. Propiciando desenvolvimento social e prevenção de risco social.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS, EM ESPECIAL

Crianças em proteção social; crianças e adolescentes com deficiência; crianças e adolescentes em programas de renda; crianças e adolescentes com famílias com renda precária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS

Proteção e fortalecimento vínculos familiares; convívio grupal; afetivo; ampliar universo cultural; estimular o desenvolvimento de habilidades e a inserção no sistema educacional.

Exemplo:

Prefeitura Municipal de Itapeva

03 CRAS: Vila Nova, 70 inscritos em 2 pólos;

Vila Santa, 60 inscritos; e Maria e Jardim Maringá: 40 inscritos.

O serviço é ofertado nos 2 períodos.

Entrada Manhã: 8h – Saída: 11h / Lanche: 10h30

Entrada Tarde: 13h – Saída: 16h / Lanche: 15h30

2 profissionais para cada CRAS – agente de proteção social, (ensino médio)

1 profissional para cada CRAS – Orientador socioeducativo – Serviço Social

1 profissional em educação física – 2 vezes por semana

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA ADOLESCENTES E JOVENS DE 15 A 17 ANOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com