TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS SETORIAS CONTEMPORÂNEAS – SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 SERVIÇO SOCIAL

JAQUELINE OLIVEIRA BARROS

POLÍTICAS SETORIAS CONTEMPORÂNEAS – SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

a – Pará[pic 3]

Xinguara/Pará

2015

JAQUELINE OLIVEIRA BARROS

 

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação

Professores: Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon

Xinguara –Pará

2015

1-INTRODUÇÃO[pic 4]

A partir das evidencias realizada em campo, foi possível identificar através da observação e da pesquisa realizada  na cidade de Água Azul do Norte-PA,  nos Centros de Convivências Serviços e Fortalecimento de Vinculos o Programa que outrora chamava-se Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, que teve sua criação  pelo Governo Federal  implantado no ano de 2000, por meio de pacto firmado entre Ministério Publico do Trabalho Estadual e as Prefeituras Municipais, tendo como foco á erradicação do trabalho infantil.  

O Programa atende diariamente 100 (cem) crianças e adolescentes com a faixa etária de 06 a 12 anos, sendo que são atendidas 50 (cinquenta) na sede do município e 50(cinquenta) no Distrito de Nova Canadá.

As crianças são dividas em turmas de 25 (vinte e cinco) cada, com atendimento Matutino e Vespertino tanto na sede do Município quanto no Distrito. Elas recebem um atendimento especializado por profissionais tais como Educadores cujo o nome se dá Orientadores Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais e outros.

O usuário desse programa tem como prioridade o compartilhamento das atividades desenvolvidas em ações voltadas às dimensões cognitivas, motora e psicossocial, com uma interação na qual envolve atividades esportivas, culturais, reforço escolar, arte e assuntos da atualidade voltados para realidade dos usuários.

 As crianças e adolescentes que são atendidas pelo programa desenvolvem suas atividades em jornadas intercaladas com o  turno escolar, sendo um período na escola e outra em atividades educacionais na qual segue um  percurso de 4 (quatro) Horas diárias com um total de 20 (vinte) horas semanais cada turno .  

Diante da realização institucional do município, o programa é de grande importância, levando em consideração o número que se torna significativo de crianças e adolescentes retiradas não só do trabalho infantil e sim das situações de vulnerabilidade na qual se encontravam, porém há muito mais á ser feito, considerando que ainda o número elevado e visível de crianças e adolescentes desenvolvendo atividades em locais públicos.

O Centro de Convivência Serviço e Fortalecimento de Vinculo do Município não se restringe apenas com as crianças e adolescentes ele se estende aos idosos e jovens além de mulheres donas de casa que nesse caso são atendidas com cursos básicos profissionalizantes com intuito de aprimorarem e complementarem suas rendas mensais ajudando nas despesas de casa.

A equipe que atende as crianças e jovens na sede da cidade é composta por 2 (duas) Professoras que trabalham em períodos distintos com acompanhamento pedagógico especialmente no reforço escolar, cultura e outros temas, 1(um) instrutor de educação física, 1(uma) coordenadora, duas auxiliar de serviços gerais e outros profissionais que não atuam diariamente com os usuários como psicólogo e Assistente Social.

 As ações do Serviço Social desenvolvidas no programa são de responsabilidade do Assistente Social Municipal lotado no CRAS e no CREAS, que atende as demandas de acordo com especificidade.

No momento não estão ministrando oficinas porem, estão colocando em pratica os aprendizados das oficinas anteriores como se fosse uma retrospectiva do trabalho já ocorrido anteriormente tendo como foco principal o Artesanato e pintura.

Considerando a realidade na qual esses usuários são expostos e a constatação de um números de crianças e adolescentes que não são atendidos pelo programa vemos que o assistente social é um profissional capacitado e responsável para elaborar, implantar e implementar planos, Projetos e programa sem contar com a capacidade para identificar gradualmente as  necessidades tanto no  individual quanto em coletivos dos indivíduos com a  perspectiva de atendimento  social  e na garantia de direitos,  fazendo com que haja uma inserção e administrando benefícios sociais com uma intensificação nas relações institucional com os  familiares dos indivíduos usuários.

É preciso que haja um projeto que vise desenvolver ações de orientação a comunidade sobre o trabalho infantil e a vulnerabilidade, destacando os riscos, causas e consequências desta  expressão da  questão social para  a vida de muitas crianças e adolescentes.  

A Lei 8.662/93 nos diz que “os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.”  

O  projeto deverá ser executado por meio Programa de Erradicação ao trabalho infantil do Município de Água Azul do Norte/PA, tendo como prioridade como atendimento os Setor Popular, Beira Rio, e Caiçara, considerando o quadro numeroso de crianças e adolescentes dos locais supra citados que se encontra em locais precários sem estrutura psicológica e social.

Ele terá como objetivo abranger como foco a  dimensão central das ações sócias educativa no qual abranja o campo de orientação à comunidade sobre qual as causas, riscos, e consequências da vulnerabilidade e do  trabalho infantil.

 O que buscamos é unir força as ações desenvolvidas já existente pela equipe do programa no qual tem como foco  minimizar a expressão da questão social no município, levando em conta as  informações não só as famílias que são beneficiadas pelo programa e sim sobre o que é a vulnerabilidade e o trabalho infantil e o que isso representa  para a sociedade buscando induzi-los a descobrir como identifica-los o que pode ser feito para eliminar esse problema existente na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com