TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS- CREAS DE LAJE DO MURIAÉ -RJ

Por:   •  13/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE REDENTOR

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

INAURA NAÍRA CONCEIÇÃO LÚCIO

KÁTIA APARECIDA MARTINS

LAÍS TEIXEIRA ALVES

MAYRA ARAÚJO RAMOS

NATÁLIA CATARINA SILVA DO NASCIMENTO

PROJETO: SE LIGA NA IDEIA

Itaperuna/RJ

2016

INAURA NAÍRA CONCEIÇÃO LÚCIO

KÁTIA APARECIDA MARTINS

LAÍS TEIXEIRA ALVES

MAYRA ARAÚJO RAMOS

NATÁLIA CATARINA SILVA DO NASCIMENTO

PROJETO: SE LIGA NA IDEIA

Projeto de Ação/Intervenção realizado como requisito avaliativo, sob a orientação da Professora Thiara Mourão.

Itaperuna/RJ

2016

[...] se tivermos fortalecidos na família, será mais fácil alcançar o nosso progresso, o nosso aperfeiçoamento e os nossos objetivos.

Agnelo Morato, on line.

SUMÁRIO

EPÍGRAFE ......................................................................................................................

1.1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................

1.1.1 Objetivo Geral .....................................................................................

1.1.2 Objetivos Específicos .........................................................................

1.1.3 Resultados Esperados ........................................................................

2 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................

3 PÚBLICO ALVO .......................................................................................................

4 METODOLOGIA .......................................................................................................

5 RECURSOS .................................................................................................................

6 CRONOGRAMA ........................................................................................................

7 REFERENCIAL UTILIZADO ..................................................................................

  1. INTRODUÇÃO:
  1.  - Síntese do que será proposto:

Este trabalho tem por objetivo, através de um projeto programático, elaborado e executado por uma equipe, dar ensejo à dinâmica de grupo, onde, ao executar uma atividade com as famílias previamente selecionadas a participar, possamos atrelar o estímulo ao fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares junto à conscientização contra o uso de drogas e álcool.

  1. - Local: CREAS de Laje do Muriaé – RJ;

  1. - Descrição da Instituição:

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social. Localizada na Rua Ferreira Cesar, nº 282, Centro de Laje do Muriaé – RJ; com horário de funcionamento a partir das 08:00 horas da manhã até as 17:00 horas. Que tem por função essencial, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

  1. Eixos Estruturantes: Família, Serviço Social, Questão Social; CREAS

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

  • Promover a reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares através de encontros com as famílias, para a compreensão das características subjetivas referentes à maneira como os membros familiares se relacionam como estabelecem e mantém vínculos.

2.2 Objetivo Específico

  • Demonstrar a importância do assistente social no trabalho com as famílias, a partir do momento que se entra em contato com expressões da questão social;
  • Desvendar as expressões das questões sociais que se apresentam nas famílias e como estas influenciam a violação dos direitos;
  • Compreender e elucidar que a família se apresenta de diferentes formas e como tal é necessário que se efetivem ações voltadas para o fortalecimento e reconstrução dos vínculos familiares.

  1. JUSTIFICATIVA

A temática desse trabalho foi escolhida mediante o trabalho realizado com as famílias atendidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), cujas maiores demandam e a violação de direitos, desta maneira não trabalhamos apena com o indivíduo, mas com a família no todo, sob um olhar embasado no conceito de totalidade em Marx. Analisamos a realidade como o todo e não o imediato.  Tendo como proposta identificar as expressões da questão social no seio destas famílias e quão estas são para que ocorra a de violação de direitos, buscando desta feita trabalhar com essas famílias na busca pela reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares.

São realizados atendimento de média e alta complexidade no CREAS com essas famílias que se encontra em situação de direitos violados. Atendimento em média complexidade cujos vínculos familiares não foram rompidos. Requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e individualizada com um acompanhamento sistemático e monitorado, já de alta complexidade garantem proteção integral - moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.

Nesta perspectiva, o CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e movimentos sociais.

Mediante este cenário supracitado o referido projeto visa o trabalho junto as famílias dos usuários/as atendidos no CREAS e que tiveram seus direitos fundamentais violados, propondo-se sobre tudo a trabalhar diretamente como o objeto de trabalho do Serviço Social “a questão social” tendo por objetivo assim explicitado no Código de Ética (1993) a viabilização dos direitos aos usuários/as dos serviços, vislumbrando o alcance de tais metas a partir do trabalho com as famílias e olhar sobre o todo, não como resposta ao imediato mas como meio de minimizar ou findar tais violações a longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com