TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência Humanizada ao Pré-Parto através do Fortalecimento de Vínculos

Por:   •  6/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

1 APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de ação desenvolvido para gestantes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a estas a troca de experiências para o exercício da escuta e da fala através do compartilhamento de suas vivencias dentro do contexto de proteção mútua, afeto, desenvolvimento pessoal, social, familiar e comunitário.

O cenário escolhido para este estudo é a Secretaria Municipal de Assistência Social de Canguçu, um município com população em torno de 56 mil habitantes, localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul, distante a cerca de 350 Km da capital Porto Alegre.

A Política de Assistência Social no município de Canguçu teve sua base alicerçada pela caridade que se originou com o trabalho das Primeiras Damas. Essas se mobilizaram através de ações caritativas a fim de garantir aos carentes bens de subsistência, principalmente alimentação e vestuário. Essas ações foram desenvolvidas por décadas no município.

A partir da constituição de 1988, começaram a ter algumas mudanças nos conceitos, pois se tratava da “Primeira Constituição Cidadã”, que trazia em seu contexto a garantia de direitos individuais, até então não previstos, sendo o cidadão tratado como sujeito de direitos. Com isso se teve uma descentralização Político-Administrativo da Assistência Social, onde a responsabilidade passou a não ser somente da União, mas também dos estados e municípios. No município de Canguçu essa descentralização da Política da Assistência Social ocorreu em 20 de julho de 1995 através da Lei Municipal n 1575/95 a qual dispõe a criação do respectivo conselho, estabelecendo normas gerais para a sua aplicação sendo criado ainda o CMAS e o Fundo Municipal de Assistência Social.

A Política da Assistência Social no município nos períodos que antecedem o ano de 2001 era executada por Gabinetes de Primeiras Damas e Gabinetes de Bem Estar Social e Cidadania, com status de secretaria, mas não possuía unidade orçamentária própria e estava vinculada à Secretaria da Saúde. No ano de 2001 através de lei n 1999/1 foi criado o cargo de secretário (a) e atribuídas às respectivas competências à nova Secretaria Municipal de Bem Estar social e Cidadania, ou seja, o planejamento, coordenação, promoção e execução das atividades de Assistência Social do Município. Após algum tempo foi solicitado a alteração da nomenclatura de Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Cidadania para Secretaria Municipal de Assistência Social.

As atividades desenvolvidas pelo SMAS são destinadas à população através do atendimento individual, grupal ou familiar conforme a demanda e necessidade. Esse atendimento é realizado tanto na zona urbana como na rural de nosso município conforme avaliações e parecer da equipe técnica.

A equipe técnica de profissionais que compõe a SMAS são: assistente social, psicólogas, pedagogos, entre outros com o objetivo de atender os usuários conforme suas necessidades. Esses atendimentos se dão através da Proteção Social Básica, Proteção Social de Média e Alta complexidade. A proteção social básica é desenvolvida pelo CRAS e CRAS Volante através do Serviço de Proteção e Atenção Integral a Família - PAIF, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e serviço de suporte familiar. Quanto à proteção social especial esta é realizada através do CREAS pelo PAEF - Serviço de Proteção Especial a indivíduos e famílias ofertado de forma continuada com a finalidade de assegurar atendimento especializado de apoio, orientações e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direito. Já a alta complexidade o serviço é de acolhimento destinado a família e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir a proteção integral e de crianças e idosos. Esses serviços dentro da SMAS são ofertados para as crianças e adolescentes através da Casa da Criança de Canguçu e da Casa do Adolescente de Canguçu.

2 JUSTIFICATIVA

O motivo que me levou a escolha desta temática tornou-se claro no período do estágio de observação, onde percebi que o exercício da cidadania é de fundamental importância, pois a participação do serviço social no apoio às gestantes permite acolhe-las desde o início da gravidez proporcionando-lhes a troca de experiências e valorização da mulher focando-as como sujeito de direitos.

Eu como técnica de enfermagem percebo a necessidade de realizar um trabalho de apoio às gestantes visando proporcionar às mulheres grávidas, segurança, confiabilidade, informações e orientações de modo que elas se sintam acolhidas e preparadas para a chegada do bebê. Esse processo possibilitará uma gravidez tranquila, para que tanto a mãe como a bebê que está a caminho tenham uma vida saudável e se adaptem as mudanças que a maternidade traz.

Este projeto se dará de maneira participativa, serão desenvolvidas atividades de convivência grupal, com orientações, dinâmica, palestras educativas e informativas, além de proporcionar momentos de escuta, troca de experiência e valorização da mulher através da promoção da autoestima, constituindo um meio facilitador para reflexão e autonomia das gestantes.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Possibilitar através da vivência grupal meios que promovam a discussão entre o saber técnico/teórico e o saber popular através do diálogo, respeitando a realidade e dinâmica familiar de cada gestante, além de orientar sobre a importância do pré-natal, fase esta em que a mulher passa por mudanças físicas e emocionais, onde cada uma reage de forma distinta.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Criar grupo de gestantes;

 Orientar sobre a importância de realizar o pré-natal;

 Acolher e acompanhar as gestantes vinculadas ao grupo de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social;

 Promover práticas educativas, informativas e de orientação durante as atividades com o grupo de Convivência.

 Orientar sobre a importância do acompanhamento médico, do pré-natal, da amamentação e dos cuidados com o bebê.

4 PÚBLICO ALVO

O projeto será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com