TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexo E Temperamento

Dissertações: Sexo E Temperamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Margaret Mead escreveu sobre sexo e temperamento em uma época em que ainda não era muito aceito o conceito de outras sociedades vivendo em contexto diferente do ocidental, sua primeira publicação foi em 1935. O objetivo disso é mostrar que o temperamento de cada sexo não é algo intrínseco a ele, mas sim uma construção social, é a influência que a cultura tem sobre os indivíduos. Margaret Mead descreve, como a personalidade dos diferentes sexos são construídos socialmente, sobre isso ela fala: "A diferença entre indivíduos que são membros de diferentes culturas, a exemplo das diferenças entre indivíduos dentro da mesma cultura, devem ser atribuídas quase inteiramente às diferenças do condicionamento, em particular durante a primeira infância, e a forma deste condicionamento é culturalmente determinada. As padronizadas diferenças de personalidade entre os sexos são desta ordem, criações culturais as quais cada geração, masculina e feminina, é treinada a conformar-se. Persiste entretanto o problema da origem dessas diferenças socialmente padronizadas."

Por isso Margaret Mead acredita que natureza humana responde diferentemente a condições culturais contrastantes. Para comprovar seu argumento ela fez expedições demonstrando como a personalidade dos sexos era diferente em cada cultura. Por exemplo entre os Mundugumos tanto homens quanto mulheres se desenvolviam como indivíduos implacáveis, agressivos e positivamente sexuados, enquanto os homens encontrados nessa sociedade eram extremamente indisciplinados e violentos, em contraponto entre os Arapesh, que o ideal do homem era de ser dócil e suscetível, casado com uma mulher dócil e suscetível. Descreve características de personalidade e do dia-a-dia, como a caça e a pesca, que em algumas tribos essa atividade era feita exclusivamente pelos homens e que em outras, era feito exclusivamente por mulheres. Estes são alguns dos fatores observados por Margaret Mead neste livro.

"Assim, a existência numa dada sociedade de uma dicotomia de personalidade determinada pelo sexo, limitada pelo sexo pune em maior ou menor grau todo indivíduo que nasce em seu âmbito. Aqueles indivíduos cujos temperamentos são indubitavelmente anômalos não conseguem ajustar-se aos padrões aceitos, e pela sua própria presença, pela anormalidade de suas respostas, confundem aqueles cujos temperamentos são os esperados para o seu sexo. Dessa forma, é plantado, em praticamente todo espírito, um germe de dúvida, de ansiedade, que interfere com o curso normal da vida"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com