TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sexo eTemperamento

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 5

                             Resumo de sexo  e temperamento Margaret Mead

O nascimento de uma criança Arapesh

A tarefa de um pai Arapesh não termina com a fecundação, para ele é inconcebivel  que logo apos o ato de fecundação o pai va embora e so volte depois dos nove meses de gestação quando o filho ja nasceu, esse tipo de paternidade é abominavel,tendo em vista que de acordo com os Arapesh a criança não é so um fruto de uma paixão momentanea, ela é moldada pelo pai e pela mae.

 Os Arapesh diferenciam dois tipos de atividades sexuais, a primeira: O folguedo, não é reconhecida como induzido o crescimento de uma criança, ja a segunda é chamada de atividade sexual propositada é a criação de uma criança, sua alimentação e formação durante as primeiras semana no ventre materno.

Durante a getação o trabalho do pai é igual o da mae, pois a criança é formada igualmente pelo semem do pai e o sangue da mae. Durante o parto o homem não pode estar presente pois o sangue feminino é perigoso, ele fica esperando ao alcance da voz ate que o sexo do bebe seja revelando, logo depois ele pergunta: “ Lavem-no” ou “Não o lavem”. Se a resposta for Lavem-no, a criança sera criada, se a resposta for não o lavem, com no caso de meninas que a familia ja tem mais de duas meninas, a criança sera abandonada.

Os arapesh preferem os meninos pois estes iram dar conforto e orgukho para os pais na velhice.

 O termo dar a luz é ultilizado tanto para o pai quanto para a mae pois o sacrificio de gerar e criar uma criança é equivalente para ambos. Quando a criança é levada para casa o pai fica todo tempo ao lado da mae e da criança, os dois jejuam no primeiro dia e de tempos em tempos fazem pequenos rituais magico para garantir o bem estar da criança. Existe um tabu rigoroso em relação a atividade sexual dos projenitores, embora  seja considerado nescessario para desenvolvimento do filho, todo sexo ligado a um dos projenitores é considerado prejudicial ate que a criança complete um ano de vida, se o bebe cresce fraco a culpa é dos pais que não obedeceram o tabu.

4- Primeiras referencias que moldam a personalidade Arapesh

Ao observar os Arapesh, Margaret se pergunto como o bebe é moldado para se tornar um adulto pacato e tranquilo. Os bebes Arapesh são alimentados, postos pra dormir, acariciados, ensinados a ter auto controle, a serem gentis, quando faze coisas erradas são punidos e depois encorajados.

Inicialmente as crianças não ficam muito tempo longe dos braços dos pais, que evitam o choro a qualque custo. Apos os primeiro meses a criança é banhada com um jato  de   agua extremanete fria, produzindo um xoque muito grande, fazendo com que a criança passe a odiar o frio e a chuva pelo resto da vida, outro choque é quando a criança urina ou defeca outra pessoa empurra para o lado para não sujar a criança e a si mesma, enterrompendo o curso normal , irritando a criança, por esse motido os Arapesh tem o controle esfinqueteriano baixo. Fora esses doi eventos o bebe tem um vida feliz e tranquila.

 Quando a mae sai para trabalhar a criança é cuidada pelo pai ou por um parente proximo. A Amamentação é um processo longo, de    brincadeiras e experimentação da criança de  seu proprio corpo, assim os Arapesh aprendem a confiar, a amar e a depender    de todos aqueles que estão a sua volta. As crianças são ensinadas ha smpre respeitar as coisas do proximo.

 Nem os meninos, nem as meninas usam roupas ate os cinco anos de  idade, sendo ensinados assim a aceitar sem embaraço as difernças fisiologicas, eles tambem crescem descobrindo os perigos por si so, mas sempre sabendo que teram alguem para apoia-los.

Ao menor sinal de brigas entre as crianças, os adultos intevém, sendopermitida a criança gritar, espeniar, mas sem tocar na outra criança. Os garotos não são ensinados a levar “pancadas”, sendo sempre protegidos da agressão e so embate. Ja nas meninas a expressão de raiva é  reprimida mais cedo.

Há  uma destinção entre a vida de criança em grupo: As meninas são uteis para o transporte  e levadas em grupos para cumprir esta tarefa, enquanto os meninos normalmente saem pra caçar com poucas pessoas, como o pai a outras pessoas proximas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com