TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade brasileira

Resenha: Sociedade brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Resenha  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedade Brasileira

-------------------------------------------------

Sociedade Brasileira e seus principais elementos formadores.

A sociedade Brasileira é formada por várias etnias. O grande desafio é respeitar as diferenças entre as culturas que compõe essa sociedade, incentivando o convívio entre esses grupos utilizando dessas diferenças para enriquecer a cultura, formado do grupo Brasileiro. Aprendendo com a diferenças e convivendo em grande harmonia. Um país abitado por índios, que recebeu Europeus , logo os primeiros mestiços, depois a vez dos Africanos. Um grande fator no país onde a sociedade era dividida por tom de pele.

Pontos fortes da cultura brasileira:

Folclore, Música, comida, língua religião, arte, etc.

Imagem:

http://1.bp.blogspot.com/_mFvOxJ7RD3M/TQsMwUS13FI/AAAAAAAABHQ/anrnR_Xws38/s1600/logo%252520diversidad.jpg

O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsaariana. A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro. Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, mais recentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.

Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, o que implicou a transplantação tanto de pessoas quanto da cultura da metrópole para as terras...

CIÊNCIAS SOCIAIS

O QUE FAZ A SOCIEDADE PARA SER A SOCIEDADE BRASILEIRA?

FACULDADE ANHANGUERA

CIÊNCIAS SOCIAIS

ESTUDAM AS INTERAÇÕES HUMANAS E, ASSIM, PODE-SE DIZER QUE SE PREOCUPAM COM O COMPORTAMENTO HUMANO. SÃO CIÊNCIAS QUE CONCETRAM NA INTERPRETAÇÃO DO MUNDO SOCIAL POR MEIO DA OBJETIVIDADE GARANTIDA PELA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.

CULTURA

É TUDO O QUE É CRIADO, VIVIDO, COMPARTILHADO E TRANSMITIDO PELOS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE.

A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.

ETNOCENTRISMO

É A TENDÊNCIA, QUE AS CULTURAS POSSUEM, A CONSIDERAR SEUS HÁBITOS, COSTUMES E VALORES, COMO SUPERIORES AOS DEMAIS GRUPOS SOCIAIS

Um exemplo clássico de etnocentrismo no Brasil é que a maioria dos brasileiros, se sentem superiores aos argentinos, principalmente no futebol.

SOCIALIZAÇÃO

É UM PROCESSO CULTURAL, QUE PERMITE AO INDIVÍDUO APRENDER E COMPARTILHAR COM OS MEMBROS DA SOCIEDADE SOBRE VALORES, NORMAS E CRENÇAS, DURANTE TODA A TRAJETÓRIA DE SUA VIDA.

É importante ressaltar que alguns desses indivíduos se tornam reflexos da sociedade e a socialização por sua vez, cria personalidades, que quando aceitas culturalmente, se destacam como HERÓIS.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com