TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e Cultura

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Defina utilizando suas palavras:

A – Sociedade e Cultura

B – Cultura de massa

C – Consumo de massa

D – Sociedade de consumo

Sociedade

Podemos definir sociedade como um conjunto ou grupo de pessoas que interagem em si, com propósitos e/ou interesses mútuos sobre objetivos comuns. A convivência entre os integrantes da sociedade também tem como objetivo garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais, além de trabalhos e atividades organizadas conscientemente.

Uma sociedade tem suas subculturas e subgrupos, porém todos os indivíduos que englobam uma sociedade caminham em direção a um fim comum. A ordem na sociedade é mantida mediante leis, regras e normas.

Cultura

Cultura é um complexo que inclui atitudes que caracterizam uma sociedade seguindo um padrão determinado: como a crença, os costumes, as leis, a moral, a arte, todos os hábitos e aptidões, adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos, procurando assim melhorar a vivência das novas gerações, temos então a herança cultural.

A principal característica da cultura é o mecanismo de adaptação que é a capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com as mudanças de hábitos. A cultura é um elemento que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Cultura de massa

Conclui-se que cultura de massa ou indústria cultural assim denominada, são padrões criados para uma massa populacional superando qualquer distinção de natureza social se propagando principalmente pelos meios de comunicação, que ganham destaques e se dedicam em grande parte para homogeneizar os padrões da cultura; uma vez que, essa cultura é produto de uma atividade econômica estruturada, em larga escala internacional e global.

Ao contrario deste sistema, as demais culturas são incessantemente oprimidas, valorizando somente os gostos da massa, hipnotizando, entorpecendo e induzindo o individuo de tal forma, que fica quase inevitável o seu consumo.

Consumo de massa

Uma vez que a Indústria define e elabora determinado produto para o consumo, esse designa-se para o consumo de massa, pois houve um estudo sobre a aceitação de tal produto entre os consumidores. Esse consumo é definido pelo comportamento e atitudes da sociedade moderna, cujos indivíduos na grande maioria, para integrar-se socialmente se veem na obrigação de adquirir novos produtos, ainda que estes não sejam necessários.

Um dos maiores instrumentos repercussões desse consumo de massa é a publicidade, criando reflexos de desejos nas pessoas, bem como “novas necessidades”, muitas vezes inacessíveis com forte intuito de manter uma sociedade estereotipada.

Sobre uma visão negativa a respeito desse consumo é importante ressaltar alguns problemas que esse consumidor pode desenvolver em seus comportamentos, alguns deles um tanto quanto perigoso, como por exemplo: o consumismo compulsivo, o descontrole, as irresponsabilidades e a irracionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com