TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolítica

Pesquisas Acadêmicas: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

- Sobre a questão 1: quando se deu a ascensão da economia dos EUA? O que aconteceu com a economia inglesa nesta mesma época? Como as grandes guerras atingiram ambos os países?

No longo período se iniciou com a recessão mundial em 1873, com a Rainha Vitória no comando da Inglaterra, que até então possuía hegemonia mundial baseada nas indústrias têxteis como principal fonte.A ascensão dos Estados Unidos ocorreu com a segunda revolução industrial e final do século XIX, passando pela primeira Guerra Mundial, e concretizando-se com a multiplicação do fordismo e do taylorismo como técnicas de produção. Assim os americanos juntos com os alemães, passam a controlar uma grande fatia do mercado mundial. Isso decorre, principalmente, da queda contínua da economia britânica. Podemos dizer que houve uma mudança nas bases energéticas, onde antes com a Inglaterra era o carvão, hoje, com os Estados Unidos, é o petróleo. Passa então a existir o modelo americano de produção, o fordismo. As transformações ocorridas no sistema capitalista ao longo do século XX não podem ser compreendidas sem se levar em conta três fatores: os efeitos das guerras mundiais, as mudanças no padrão monetário internacional e as alterações da divisão internacional do trabalho. Todos eles afetaram poderosamente as mudanças na sociabilidade burguesa com a ruptura da ordem liberal, o surgimento de reações nacionalistas autoritárias ou experiências intervencionistas e social-democratas que acompanharam a constituição de sociedades de massas na Europa e nos EUA. A Primeira Guerra fez com que os EUA emergissem como a principal economia do planeta. As transações de produtos industriais e agrícolas se ampliaram com a abertura de créditos aos países aliados, seguidas pela concessão de empréstimos à Inglaterra, França e, posteriormente, Alemanha. A produção norte-americana deu um salto gigantesco em vários setores, destacando-se a indústria bélica, de material de campanha e alimentos. Os EUA se tornaram o maior credor do mundo e no final dos anos 1920, o país respondia por mais de 42% da produção industrial global. Enquanto isso, França, Inglaterra e Alemanha juntas detinham 28%.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

- Sobre a questão 2: a maioria das dúvidas se refere ao número de linhas e a quais países (regiões) podem ou não podem ser utilizados na comparação. Quanto ao número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com