TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia e Geopolítica

Por:   •  15/10/2016  •  Dissertação  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

A Inglaterra atingiu a hegemonia por ser a pioneira na indústria – 1ª Revolução Industrial, século XVIII -, fato alcançado devido a fatores como: relativa paz interna; mão de obra (Lei dos Cercamentos e êxodo rural), matéria prima (algodão) e fontes de energia (resevas de carvão) disponíveis; bem como capital excedente por parte da burguesia.

Já os Estados Unidos, colônia inglesa até o ano de 1783, tornou-se industrializado com a 2ª Revolução Industrial e ascendeu vertiginosamente após a 1ª Guerra Mundial, especialmente devido a neutralidade até boa parte do conflito. Enquanto as nações europeias estavam em batalha, suas produções, tanto agrícola quanto industrial, ficaram estagnadas e todo o investimento era em guerra. Então, os EUA passaram a suprir a essas nações em conflito, com alimentos, produtos industrializados e, especialmente, armas. Além disso, supriram também os clientes/parceiros comerciais dessas nações.

No entanto, a hegemonia estadunidense foi alcançada após a 2ª Guerra Mundial. Os EUA, que apoiaram os Aliados, saíram vitoriosos da guerra, sem danos em seu próprio território e o mecanismo de ascensão segue a mesma lógica que o pós 1ª guerra, com o adicional de agora financiarem toda a reconstrução do território japonês e europeu, a custas de juros altíssimos.

Logo, a ascensão e hegemonia estadunidense são explicadas, de forma sintética, pela conquista de mercados, aumento da indústria e exportação e empréstimo de fundos.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

O primeiro país a ser analisado é o Brasil e em relação ao segundo objetivo proposto pela ONU: Educação básica de qualidade para todos; ressaltando que para ONU, educação básica refere-se ao ensino primário (até o 5º ano) e a taxa de alfabetização na faixa etária de 15 a 24 anos. Segundo dados do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio (ODM) de 2004, em 2002 cerca de 90% das crianças de 7 a 10 anos encontravam-se frequentando as séries primárias, bem como a taxa de alfabetização na faixa etária de 15 a 24 anos foi de 96,3%. Já segundo dados da 4ª edição desde mesmo relatório de 2010, em 2008 a frequência em séries primárias foi de cerca de 96% e a taxa de alfabetização na mesma faixa etária foi de 97,8%. Tais dados revelam aumentos discretos, porém significativos nesses índices, reflexos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com